Dos Quadrinhos à Exposição na Casa Fiat de Cultura

Dos Quadrinhos à Exposição na Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura entra na empreitada por ter longo histórico de parceria com o Grupo Galpão. Já era uma vontade expressa entre ambos de realizar um evento que tivesse Os Gigantes da Montanha como mote, uma vez que o texto é do italiano Luigi Pirandello, ligação direta com a origem da Casa Fiat de Cultura –, onde, em 2017, foi realizado um sarau especial, com apresentação da peça, em comemoração aos 120 anos de Belo Horizonte, aos 150 anos de nascimento de Pirandello e aos 35 anos do Grupo Galpão.

Segundo Carlos Avelino, a exposição “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do teatro aos quadrinhos na Casa Fiat de Cultura” demonstrará o processo de criação, do estudo inicial, feito de maneira tradicional, a lápis, às fases de finalização digital. O público terá uma amostra do processo de criação do artista, das técnicas tradicionais de desenho e pintura – base para o profissional da área digital –, além de todo o trabalho desenvolvido pela equipe. Ele conta que, do processo de criação até a página enviada para a editora, algumas etapas são essenciais: leitura de texto; rafes (esquetes) do posicionamento dos personagens em cena; rafes definindo os esboços iniciais (colocação de detalhes dos personagens); arte final digital na cor preta; colocação da cor base dos personagens; colorização do traço da arte final; colocação de sombras, colorização dos cenários; colocação de detalhes dos personagens; balonamento e encaminhamento da página para a editora.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira, a exposição propõe o diálogo com diferentes públicos, por meio da fusão de linguagens distintas. “Desde sua inauguração, a Casa Fiat de Cultura tem buscado ser um portal de acesso à cultura italiana. Nesta ocasião, não é diferente. Temos o prazer de apresentar a nosso público a italianidade de Luigi Pirandello, junto à mineiridade do Grupo Galpão, por meio dos traços do artista e ilustrador Carlos Avelino. Revelar o processo criativo dessa HQ e os bastidores do espetáculo é uma forma de mostrar que a obra de Pirandello não está esgotada”, ressalta.

A mostra conta com 51 páginas feitas de maneira tradicional (rafes) e estudos em aquarelas para páginas finais, nas quais há interação entre pintura tradicional e digital, rascunhos e arquivos originais do trabalho de Avelino. No que se refere à montagem da peça pelo Grupo Galpão, o público apreciará 31 fotos, 2 vídeos e 3 figurinos.

O Grupo Galpão tem o patrocínio da Petrobras. A exposição “Os Gigantes da Montanha – Grupo Galpão em: Do teatro aos quadrinhos na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Grupo Galpão e do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), da Fiat Chrysler Finanças e do Banco Safra. A mostra conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590