A edição comemorativa de cinco anos do tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura começou a ganhar forma nas oficinas criativas gratuitas, realizadas até o dia 24 de novembro. Nos encontros, o público é convidado a confeccionar peças que vão compor cenas simbólicas do Natal. As atividades são supervisionadas pelo artista plástico Leo Piló, que assina a curadoria do presépio e evidencia seu talento em transformar resíduos sólidos urbanos em verdadeiras obras de arte. Na comemoração, os visitantes da Casa Fiat de Cultura serão presenteados com seis cenografias natalinas construídas coletivamente a partir do uso de diferentes materiais reaproveitáveis: plástico, papel, papelão, tetrapak, madeira e bambu. A edição especial marca a tradição da Casa Fiat de Cultura, que criou o primeiro Presépio Colaborativo do Circuito Liberdade, em 2015, e, desde então, vem apresentando temas inovadores a partir de uma perspectiva sustentável.
“Neste ano, faremos uma revisão das edições passadas do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura. As versões anteriores serão relembradas juntamente com seus materiais de referência e, na sequência, será apresentado o Presépio do Futuro, construído com o bambu, considerado um material altamente sustentável”, adianta Leo Piló. Outra marca dos presépios colaborativos do espaço é a participação do público que contribui ativamente na produção de peças e estruturas durante as oficinas criativas do ateliê aberto. Para este ano, os presépios vão reproduzir clássicas cenas do Natal e, simultaneamente, “prestar uma homenagem à coleta seletiva, trazer novas possibilidades para a reciclagem e incentivar as pessoas a ter uma nova visão sobre a vida e o consumo”, explica o curador.
Desde a primeira edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, um material reciclável é escolhido para ser referência e dar forma aos objetos e personagens. Em 2015, o insumo principal foi o papel e, no ano seguinte, o tetrapak se sobressaiu na composição das instalações. Em 2017, foi a vez do isopor ser utilizado e, no último ano, o papelão foi aplicado na releitura de cenas natalinas. Outros materiais como a madeira e o plástico também foram utilizados nas edições anteriores devido à sua importância no processo de reciclagem. A proposta para este ano é criar seis cenografias independentes e inspiradas no uso desses materiais e apresentar um novo componente, o bambu. Essa matéria-prima natural tem grande potencial renovável e um custo-benefício melhor do que a madeira e dispensa a necessidade de replantio. Por ser, ainda, flexível, versátil, leve e ter desperdício mínimo, o bambu foi escolhido para dar forma à versão deste ano, chamada de Presépio do Futuro. A inauguração do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura 2019 será no fim do mês de novembro.
SERVIÇO
Data: até 24 de novembro (quarta a domingo)
Horário: 10h e 14h
Jardins da Casa Fiat de Cultura
Entrada Gratuita
Informações: (31) 3289-8910
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590