Natureza Transformada: atravessamentos espaciais na Casa Fiat de Cultura

Natureza Transformada: atravessamentos espaciais na Casa Fiat de Cultura

até 8 de junho

CASA FIAT DE CULTURA PROPÕE UM NOVO OLHAR SOBRE ARTE, ARQUITETURA E PAISAGEM NA EXPOSIÇÃO “NATUREZA TRANSFORMADA: ATRAVESSAMENTOS ESPACIAIS” 

 

Com curadoria de Guilherme Wisnik, Casa Fiat de Cultura reúne pela primeira vez no Brasil obras dos artistas italianos Paolo Albertelli e Mariagrazia Abbaldo e da brasileira Marcia Xavier, que modificam seus espaços e integram o ambiente externo à galeria 

 

A natureza se insinua pelos espaços, refaz caminhos e transforma tudo ao seu redor. É a partir desse fluxo incessante que nasce a exposição inédita “Natureza Transformada: atravessamentos espaciais na Casa Fiat de Cultura”. Com curadoria de Guilherme Wisnik, a mostra reúne os artistas italianos Paolo Albertelli e Mariagrazia Abbaldo – que apresentam seus trabalhos pela primeira vez no Brasil – e a brasileira Marcia Xavier em um percurso que convida o público a repensar sua relação com o espaço e os elementos do mundo natural. Com aço, vidro, estruturas metálicas e água, as 25 obras em exibição criam um território onde arte, arquitetura e natureza se entrelaçam. Numa parceria entre a Casa Fiat de Cultura e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, a obra digital “Copa, Casa Cosmos”, de Estêvão Ciavatta, com narração de Regina Casé, complementa a temática da exposição e transporta o público para o interior de uma árvore Sumaúma (Ceiba pentandra). A exposição proporciona uma experiência sensorial e interativa e fica em cartaz de 8 de abril a 8 de junho de 2025, com entrada gratuita.  

Os artistas usam linguagens e materiais distintos em suas obras, mas convergem na busca por novas formas de perceber o meio ambiente, sobretudo a respeito da fragilidade do que chamamos de “recursos naturais”. Segundo o curador da exposição Guilherme Wisnik, transformação e atravessamento são os conceitos centrais da exposição. “Na conjunção entre as produções de Marcia Xavier e da dupla Mariagrazia Abbaldo e Paolo Albertelli, a fragilidade da vida humana é confrontada com a perenidade dos minérios e dos espelhos, porém, paradoxalmente, numa época em que toda essa noção de perenidade vai sendo corroída por dentro. Temos, como coletivo humano, obstáculos gigantes a atravessar, no presente e no futuro. E talvez ainda não saibamos ao certo em quais direções seguir. Mas aqui, estamos diante de artistas que nos põem em movimento e em permanente estado de transformação.” 

As 16 obras dos italianos Paolo Albertelli e Mariagrazia Abbaldo combinam a poética da leveza com a rigidez do aço. O objetivo da dupla é justamente transformar o peso da matéria-prima usada nos trabalhos em formas etéreas e dinâmicas. Enquanto arquitetos e artistas, eles não se limitaram às paredes da galeria da Casa Fiat de Cultura, mas ultrapassaram os limites físicos dos espaços criando conexões entre o interior e o exterior. 

Já os 8 trabalhos da brasileira Marcia Xavier, investigam a interação entre superfícies líquidas e sólidas. Espelhos d’agua, vidros e espelhos distorcem imagens e criam jogos visuais que ressignificam a percepção do espaço e do corpo do espectador. Sua produção propõe reflexões sobre a efemeridade e a constante metamorfose da natureza. 

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo, a mostra é um convite para sentir, refletir e se deixar atravessar pela arte. Ao trazer para o Brasil essa exposição inédita, reafirmamos a vocação da Casa Fiat de Cultura para o intercâmbio cultural entre países e a experimentação, construindo pontes entre natureza e criação humana, presente e futuro”, reflete

A exposição “Natureza Transformada: atravessamentos espaciais na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Stellantis e da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas, do Programa Amigos da Casa e do Consulado da Itália em Belo Horizonte.    

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2025 – PRONAC 248172