No dia 6 de agosto, a Casa Fiat de Cultura lança o percurso de visitação Encontros com o Patrimônio. O público será conduzido pelo prédio, antigo Palácio dos Despachos, com o acompanhamento da equipe do Programa Educativo, que abordará conteúdos artístico, histórico e arquitetônico. O primeiro encontro será realizado nos horários de 10h30, 14h e 16h, com grupos de até 25 pessoas, e entrada gratuita. O programa ocorre sempre no primeiro domingo de cada mês, até o fim de 2017. Não é necessário fazer inscrição, e a participação é gratuita.
Com esse novo programa, a Casa Fiat de Cultura pretende ampliar o acesso ao patrimônio. “O público conhecerá a história do edifício, e será estimulado a observar como o uso social do patrimônio se transforma ao longo do tempo, além de refletir sobre o papel da comunidade neste processo”, ressalta a Coordenadora do Programa Educativo Clarita Gonzaga. A atividade parte do conceito contemporâneo de que existem dois tipos de patrimônio: material e imaterial. O patrimônio material é aquele construído manualmente: as obras de arte e as edificações. Já o patrimônio imaterial é formado pelo comportamento social: práticas festivas, religiosas e tradições em geral. Seguindo esse conceito mais amplo de patrimônio, a Casa Fiat de Cultura se responsabiliza não apenas por manter o edifício histórico conservado, mas, também, em permitir que a comunidade utilize este bem cultural para que ele continue fazendo parte da memória coletiva da cidade.
O percurso se inicia com a história da construção do Palácio dos Despachos, onde anteriormente funcionava a sede administrativa do Governo do Estado, até a instalação da Casa Fiat de Cultura, em 2014, para se integrar ao Circuito Liberdade de Belo Horizonte. Ao passar pelo painel de Portinari, serão abordados os aspectos históricos e artísticos da obra, assim como o processo de restauração da pintura. A visita termina nos jardins da Casa Fiat de Cultura, onde fica a Capela de Santana. Será abordado o estilo arquitetônico do edifício; além disso, o público descobrirá como a história de sua construção se mistura ao imaginário popular em uma lenda urbana, e poderá perceber a transformação de seu uso social: o espaço que até 2014 era reservado apenas para cerimônias oficiais, hoje abriga celebrações abertas à comunidade por iniciativa da Casa Fiat de Cultura. Atualmente, a capela também é palco para corais e orquestras de câmara, que se apresentam no programa Música na Capela.
Serviço
Encontros com o Patrimônio
Lançamento: 6 de agosto
A partir de setembro: primeiro domingo do mês até o fim de 2017
Horários: 10h30, 14h e 16h
Participação gratuita. Não é necessário fazer inscrição. Limite de 25 pessoas por horário.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590