As séries

As séries

Uma das obras destaque da exposição e que integra a série Mulheres é a imagem de uma grande sala de estudantes que se dissolve. Algumas das alunas observam a janela e outras permanecem concentradas em suas carteiras. Estruturas rígidas presentes na figura se contrastam com a fragilidade do material, as instituições e seus retrocessos diante de um sistema político em crise compartilham das marcas e perdas do tempo.

 

Outra imagem, que também faz parte da série, retrata o cenário de uma comunidade ribeirinha. Para Nobel, a cena se destaca diante da modernidade e das imposições estrangeiras construídas pela história do fotojornalismo nas revistas ilustradas desde a sua criação. Segundo a artista, esses grupos eram expostos de forma exótica e vistos como atrasados e distantes dos padrões norte americanos.

 

Como única obra da série “Territórios” e também destaque da mostra, um jornal aos pedaços expõe seus fragmentos e as minúsculas letras se desmancham ao toque. As informações dissolvidas pelo tempo representam a transitoriedade dos acontecimentos diante do acúmulo de informações.

 

Em “Multidões”, fotografias sobre várias situações de um conjunto de pessoas ressaltam a diversidade presente em cada imagem. Na quarta série da exposição, “Células”, as obras são formadas por imagens de mulheres e desenhos de células. Tal composição representa uma correlação de macro e micro, geral e particular, e mostra que aquelas mulheres das imagens são feitas dessas pequenas células.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590