A exposição terá também espaço dedicado a evidenciar referências do universo e do movimento Futurista. Diferentemente de outros movimentos artísticos que sintetizavam as formas, o Futurismo Italiano se projetou a partir das linhas em movimento, que geram fenômenos de alongamento, torção e distorção. O movimento inaugura verdadeira revolução do pensamento visual, ao dar origem a uma sensibilidade pautada pela forma ativa.
O mestre de tais pesquisas é o escultor italiano Umberto Boccioni, cuja ideia de representar visualmente o movimento, ao investigar as relações entre objeto e espaço, influenciou os destinos da pintura e da escultura do século XX. Dele, o público poderá conhecer a extraordinária escultura Formas Únicas de Continuidade no Espaço (1913), e sua magnífica obra plástica Desenvolvimento de uma Garrafa no Espaço (1912), provindas da coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC-USP.
Além das obras de Boccioni, vêm do MAC-USP o Colóquio (1955), escultura em bronze de Pietro Consagra, um dos mestres da arte abstrata italiana, e as telas Protesto por Condenados de Sevilha (1952), de Emilio Vedova; Paisagem com Fábrica (1954), de Giulio Turcato; e Sem Título (1945), Manoel Martins. De coleção particular, completa este núcleo a pintura Conceito Espacial (1967), de Lucio Fontana. Suas obras refletem o diálogo entre produções da Itália e do Brasil, quando Ciccillo Matarazzo, ao fundar a Bienal de São Paulo, inscreveu o Brasil no circuito internacional.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590