A Galeria Uffizi é considerada um dos primeiros museus modernos do mundo. O edifício, construído entre 1560 e 1580, foi projetado inicialmente para funcionar como escritório para magistrados, juízes, técnicos e comerciantes de Florença — é daí que vem seu nome: “Galleria degli Uffizi” significa “Galeria dos Ofícios” em português. As galerias já faziam parte de um roteiro turístico na cidade desde o século XIV, e as suas portas foram abertas oficialmente ao público em 1769.
Com cerca de 50 quartos, o museu não é dos maiores em tamanho, mas abriga algumas das obras mais admiradas do mundo, como “Cabeça de Medusa” (c. 1597), de Caravaggio, e “A Anunciação” (c.1472), de Leonardo da Vinci. Nas galerias, destacam-se grandes mestres como Giotto, Botticelli, Michelângelo, Rafael, Ticiano, entre outros.
Na página da galeria no Google Arts & Culture, é possível passear virtualmente pelos corredores, observar o acervo e aprender sobre as obras.
Além disso, no site da instituição, é possível admirar as obras-primas das coleções e sua história, viajando por descrições cativantes e imagens em alta definição.
Acesse e deslumbre-se!
O Museu do Louvre foi fundado em 1793 e é um dos maiores do planeta, com mais de 70 mil metros quadrados de extensão, o equivalente a cerca de 8 Estádios do Maracanã. São impressionantes 35 mil obras de arte expostas, mas o acervo completo é ainda mais espantoso, contando com mais de 450 mil obras!
No tour virtual, você pode passear pelos corredores, admirar a arte e clicar sobre cada obra para vê-la ampliada e ler sua ficha técnica.
O tour virtual da instituição Black Cultural Archives (Arquivos Culturais Negros, em português) está disponível no Google Arts & Culture.
Localizada em Brixton, um distrito de Londres, na Inglaterra, a organização é dedicada a coletar, preservar e celebrar a história das pessoas de ascendência africana e caribenha na Grã-Bretanha. Com uma coleção exclusiva de arquivos originais, permite ao público se conectar com histórias que haviam sido ocultadas, promovendo o ensino, o aprendizado e a compreensão da enorme contribuição desses povos.
Com o objetivo de fortalecer e inspirar indivíduos e comunidades, são realizadas diversas exposições, programas educacionais e eventos, e o acesso à biblioteca, à sala de leitura e ao conjunto exclusivo de arquivos e objetos é gratuito.
E, graças à tecnologia, podemos acessar esse acervo tão rico e educativo a milhares de quilômetros de distância, direto de nossos computadores e celulares! No Google Arts & Culture, há quase 30 exposições temáticas online com imagens de obras de arte e documentos em alta resolução, acompanhadas de explicações detalhadas. Além disso, há um tour de realidade virtual, em que é possível conhecer as salas e corredores da instituição.
Localizado em São Petersburgo, Rússia, o Hermitage é um dos museus mais prestigiados do mundo. Ele consiste em um complexo de cinco edifícios históricos interconectados. O maior e mais impressionante é o Palácio de Inverno, que, sozinho, possui mais de 1.000 quartos, 1.700 portas, 1.900 janelas e 100 escadas.
As riquezas abrigadas pela instituição variam de grandes obras de arte impressionistas a fascinantes tesouros orientais. Nomes como Matisse, Picasso, Gaugin e Rembrandt podem ser admirados nas galerias. São extraordinários 3 milhões de itens na coleção, que começou a ser montada na metade do século XVIII. De acordo com estimativas, seriam necessários 11 anos para ver cada peça exposta por apenas um minuto.
O tour virtual que o museu oferece é admirável. É possível observar a planta e definir quais andares e corredores conhecer, ou simplesmente escolher um (ou vários) dos tours já definidos, passeando por cada um dos prédios, galerias e exposições.
Para iniciar a sua visita, clique aqui.
O Metropolitan Museum of Art, mais conhecido como Met, foi fundado em 13 de abril de 1870 em Nova Iorque, EUA. São três sedes na cidade — Met Fifth Avenue, Met Breuer e Met Cloisters — que somam dois milhões de metros quadrados de área.
O acervo do museu conta com coleções notáveis, como o maior conjunto de arte egípcia fora do Cairo, capital do Egito: são impressionantes 26.000 objetos egípcios antigos. Outro destaque são as 2.500 pinturas de artistas europeus, entre eles os mestres Van Gogh, Renoir, Matisse e Johannes Vermeer. No acervo, também há figurinos, desenhos, gravuras, esculturas, instrumentos musicais, fotografias… São mais de 5.000 anos de arte de todo o mundo reunidos em um só lugar.
No Google Arts & Culture, é possível acessar a página do museu para conhecer virtualmente as galerias, obras e exibições que realizaram. Confira aqui.
Talentosa, forte, transgressora e mexicana, com muito orgulho. Essa era Frida Kahlo (1907-1954), uma das artistas visuais latinoamericanas de maior destaque na história. Ela nasceu, cresceu, viveu grande parte de seus dias e deu seu último suspiro na Cidade do México, no distrito de Coyoacán, em uma casa cheia de personalidade e paredes coloridas: La Casa Azul, ou A Casa Azul, em português.
Em 1958, quatro anos após a morte da pintora, a casa foi transformada no Museo Frida Kahlo. Assim como a arte de Frida, a residência transborda cores vivas, detalhes inusitados e referências à identidade nacionalista mexicana.
O museu reúne um acervo de pinturas de Kahlo e de seu marido, o pintor e muralista mexicano Diego Rivera. Entre as obras, podem ser destacadas “Frida y la cesárea” (1931), “Retrato de mi padre Wilhem Kahlo” (1952) e “Viva la Vida” (1954). Além disso, a intimidade da artista e de sua família está lá, expressa no mobiliário e em objetos pessoais.
Ficou com vontade de conhecer de pertinho? Então se liga: a instituição disponibilizou um tour online! O acesso é muito simples, basta navegar pelo mapa interativo no site para visitar os treze cômodos e o jardim. Confira.
No momento, é possível conferir também a exposição temporária “Aparências enganam”, que conta com as roupas icônicas usadas por Frida ao longo da vida. Para saber mais detalhes sobre o assunto, veja a página da exposição no Google Arts & Culture aqui.
Que tal passear pelos corredores de um dos mais antigos e prestigiados museus do planeta sem sair de casa? No Google Arts & Culture, é possível fazer um tour virtual pelo Museu Britânico, que é considerado o primeiro museu público nacional do mundo: ele foi fundado em 1753 e abriu suas portas em 1759.
Em seu acervo permanente, encontram-se mais de sete milhões de objetos provenientes de todos os continentes. Entre eles, destacam-se esculturas egípcias e gregas, moedas do período helenístico e máscaras astecas, além da Pedra de Roseta — considerada a chave para decifrar os hieróglifos egípcios — e partes do Partenon de Atenas.
Você consegue ver tudo isso em detalhes e explorar as galerias como se estivesse lá dentro acessando este link.
O National Archaeological Museum é o maior museu da Grécia e um dos mais importantes do mundo. O edifício neoclássico que abriga a instituição foi construído no fim do século XIX para receber os grandes achados das escavações realizadas naquela época. Ao longo do tempo, foi enriquecido com descobertas de todas as partes do mundo, oferecendo, hoje, um panorama abrangente da cultura grega antiga, da pré-história à antiguidade. São dezenas de corredores em cada um dos quatro andares, totalizando 8.000 m² de área.
No site do museu, você pode acessar as principais coleções permanentes:
– Antiguidades Pré-históricas
– Escultura
– Vasos e Miniaturas
– Trabalhos em Metal
– Antiguidades Egípcias
– Antiguidades Cipriotas
Lá, você encontra fotos em alta resolução e explicações detalhadas sobre as imponentes obras. Acesse.
Rafaello Sanzio (1483-1520) foi um dos mais importantes artistas de todos os tempos. Tanto que ficou conhecido por seu primeiro nome: Rafael. Neste ano de 2020, no dia 6 de abril, sua morte completou 500 anos. Para homenageá-lo, foi organizada uma mega exposição na Scuderie del Quirinale, em Roma.
“Raffaello 1520-1483” conta com 200 obras, incluindo 27 pinturas de Rafael. De acordo com Mario de Simoni, o presidente da organização que administra o museu, o seguro foi o mais alto já estipulado na Itália: mais de 3 bilhões de euros, cerca de 15 bilhões de reais.
Porém, a mostra foi fechada ao público dias após sua abertura, no início de março, e será mantida assim enquanto durar o período isolamento social. Não se sabe, portanto, quando os visitantes poderão ver a coleção ao vivo.
Contudo, é possível aprender bastante sobre o artista e suas obras, ver o backstage e fazer um tour virtual pela exposição acessando o canal do YouTube da Scuderie del Quirinale. Vale a pena, pois, conforme descrição da própria galeria, a mostra é “uma sucessão, sala após sala, de rostos, olhares e gestos de extraordinária beleza”.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590