A renda e a chita vestem nossas histórias, tecendo uma trama que se situa entre o pessoal e o coletivo. Memórias afetivas e o legado ancestral que permeia esses tecidos fazem parte desta exposição inédita, realizada pela Casa Fiat de Cultura em conjunto com o Museu A CASA do Objeto, e parceria com a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.
A mostra reúne 25 modelos de renda e chita criados por renomados estilistas brasileiros, como Ronaldo Fraga, Graça Ottoni, Renato Loureiro, Dudu Bertholini, Glória Coelho, Zuzu Angel, Lino Villaventura, Luiz Cláudio, entre outros, além de nomes que mostram a potência e a vivacidade da nova geração como Criola e Aislan Batista. O acervo vai dos anos 70 até criações feitas especialmente para a exposição, destacando a moda como um espaço de celebração da diversidade, da inovação e da riqueza das influências culturais que formam a identidade brasileira.
Com curadoria de Carolina Bicalho, Renata Mellão, Silvia Fernandes e Sonia Kiss, a exposição direciona o olhar sobre as formas, as composições e os significados evidenciados pela cultura da moda num diálogo entre o design e o artesanal, enfatizando a tradição popular e o que transforma o comum em extraordinário.
Nó – o enlace da renda e da chita na Casa Fiat de Cultura
Até 19 de janeiro de 2025, presencial e virtual na Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2025 – PRONAC 248172