Para Giorgio de Chirico, somente raros indivíduos são capazes de ver o aspecto fantasmagórico e metafísico presente em todas as coisas. Ao desenvolver atividades e materiais para públicos de diferentes idades, experiências e interesses, o Programa Educativo da exposição se inspirou no desafio de ver para além do aspecto habitual e comum. Assim, nosso propósito é contribuir para que o visitante possa perceber, cada um à sua maneira, como Giorgio de Chirico traduziu em suas pinturas, gravuras e esculturas a dimensão oculta da arquitetura, da cidade e dos objetos do cotidiano.
Para tanto, a proposta é fornecer referências para ajudar o visitante a situar as obras não somente em relação ao seu contexto de produção, mas dentro de uma tradição histórica mais ampla. Como a arquitetura e a cidade foram retratadas por artistas de diferentes períodos? Quais recursos técnicos e plásticos sustentaram essas representações? O que a obra de Giorgio de Chirico tem de singular, de original? Que sentido fazem essas figuras, objetos, praças e cidades para nós, habitantes do século XXI? Essas, entre outras, são as questões que gostaríamos de discutir com o visitante.
Várias atividades serão oferecidas ao longo da exposição, também acessíveis às pessoas com deficência: visitas orientadas para grupos agendados e público espontâneo, oficinas, ciclo de palestras, ciclo de cinema e assessoria ao professor.
Confira a programação a seguir e venha participar!
Rachel de Sousa Vianna
Durante a semana, os visitantes podem contar com o apoio da equipe de educadores para trocar ideias e responder a dúvidas. Nos fins de semana, uma programação especial espera o público espontâneo, com visitas para famílias e amigos, além de oficinas. Os ciclos de palestras e de filmes no auditório da Casa Fiat de Cultura são uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a exposição e a relação entre arte, arquitetura e a cidade. Veja, a seguir, os materiais, as datas e os horários das atividades.
• Visita para famílias e amigos: um ótimo programa para quem vem visitar a exposição, acompanhado ou sozinho, e quer trocar ideias sobre as obras com a equipe de educadores e com outros visitantes. Acontece todos os fins de semana e tem 1h00 de duração. Não é necessário fazer reserva, basta procurar o Balcão do Educativo localizado na entrada das exposições.
• As cidades de Giorgio de Chirico: esse folder contém sugestões de atividades para quem quer explorar as técnicas e os artifícios que Giorgio de Chirico usou para capturar o aspecto metafísico de suas cidades. O arquivo foi pensado para facilitar a impressão: são três páginas tamanho ofício, frente e verso. Para quem quiser saber mais sobre essas técnicas, recomendamos participar da Oficina de Perspectiva (mais informações a seguir).
• Oficina de Perspectiva: a proposta é explorar noções básicas de perspectiva através de atividades experimentais e lúdicas. Essa introdução ao conceito de perspectiva pode proporcionar um novo olhar para a obra de Giorgio de Chirico, como também pode abrir as portas para uma compreensão mais profunda da representação da arquitetura e da cidade na arte ocidental. A oficina acontece aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 16h30 e das 17h às 18h30. Para adultos e crianças acima de 10 anos de idade.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590