Corpo/Pote

Corpo/Pote

Até 11 de maio

CORPO/POTE, NOVA EXPOSIÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA, TRANSFORMA CERÂMICA EM ARTE E MEMÓRIA

A pesquisa artística desenvolvida pela artista Flávia Soares busca valorizar o ofício e os saberes tradicionais, trazendo para a contemporaneidade um olhar refrescado dos aspectos milenares da arte da cerâmica

A força e a delicadeza que moldam o barro ganham protagonismo na exposição “Corpo/Pote”, da ceramista Flávia Soares, na Casa Fiat de Cultura. A mostra, que celebra os 20 anos de trajetória da artista mineira, apresenta uma série de 11 potes cerâmicos de grandes dimensões, criados a partir da técnica do acordelado –tradicionalmente utilizada por ceramistas populares, como as paneleiras do Vale do Jequitinhonha. A exposição foi escolhida no 8º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura e ficará em cartaz até 11 de maio de 2025, com entrada gratuita.

O processo manual de sobreposição da argila permite que as peças cresçam de forma autônoma, sem o suporte de moldes ou estruturas, estabelecendo um elo simbólico entre o corpo humano e o corpo cerâmico: ambos erguidos por sua própria essência, sem necessidade de apoios externos. Flávia Soares explica que o nome da mostra surgiu justamente desta relação entre o corpo e os potes. “O meu corpo está muito envolvido na obra”, revela.

Cada pote traduz não apenas a matéria, mas também o gesto e o tempo dedicados à sua construção. “O meu prazer está no processo, no fazer, nas mãos”, reforça.  A artista imprime em sua obra os poros e as protuberâncias do barro, marcas visíveis da intensa relação entre seu corpo e a argila. “O meu trabalho é puro acontecimento. Eu não desenho e nem planejo. Se uma pedra aparece no barro, ela continua ali. O resultado são potes cheios de movimentos, de detalhes e de texturas diferentes”, completa.

Ao ressignificar saberes tradicionais da cultura popular, Flávia Soares traz um olhar contemporâneo para a cerâmica, reafirmando sua atemporalidade. “Corpo/Pote” é um convite para perceber a cerâmica além de sua função utilitária, como um testemunho vivo da relação entre mãos, matéria e memória.

A exposição “Corpo/Pote” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2025 – PRONAC 248172