Sobre as obras

Sobre as obras

Cores fortes, como vermelho, azul, laranja e rosa, são aplicadas em ambientes monótonos e sufocantes. As 32 obras de “Confinadas” foram produzidas a partir de referências encontradas na internet. As imagens iniciais se transformam em trabalhos com um grande sentimento de urgência e busca pelo equilíbrio de composições. “Transparece certa angústia ao observarmos linhas de esboço perdidas ou ignoradas ou simplesmente absorvidas ao acaso”, aponta o curador Osvaldo Carvalho. 

Para ele, as cores aplicadas nas superfícies pictóricas são o principal destaque. “Nelas encontramos seu mais caloroso embate ora burlando sistemas conhecidos de composição, ora perfeitamente ajustada às demandas de matiz, de tonalidade, de policromia”, explica Osvaldo. 

A artista Lígia Teixeira observa que as obras devem provocar algum estranhamento e que os elementos desconexos presentes nas pinturas “devem gerar perguntas no visitante”, a partir das conexões que cada pessoa cria com as pinturas e os elementos ali representados. 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590