“Confinadas” na Piccola Galleria

“Confinadas” na Piccola Galleria

até 1º de outubro

CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA OBRAS QUE DISCUTEM AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FEMININAS EM NOVA EXPOSIÇÃO DA PICCOLA GALLERIA 

“Confinadas”, de Lígia Teixeira, apresenta mulheres solitárias e enclausuradas em suas casas durante o período de pandemia

O universo feminino, as inquietações e as representações sociais das mulheres são temas presentes em “Confinadas”, nova exposição da Casa Fiat de Cultura, que fica em cartaz de 15 de agosto a 1º de outubro. A artista carioca Lígia Teixeira foi escolhida no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria. A mostra apresenta 32 pinturas em pequenos formatos produzidas no período de confinamento da pandemia, que revelam mulheres solitárias, confinadas na maior parte das vezes em seus ambientes domésticos, sendo uma metáfora para se discutir o silenciamento e o apagamento do ser feminino ao longo dos séculos. No dia 16 de agosto, às 19h, será realizado um bate-papo virtual com a artista, no YouTube da Casa Fiat de Cultura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Sympla.  

A temática é recorrente no trabalho de Lígia Teixeira, que destaca a presença feminina mesmo quando o olhar está voltado para questões mais sociais ou políticas. Em “Confinadas”, mulheres enclausuradas e solitárias aparecem em cenas inusitadas e provocativas, como em um banho na pia da cozinha, abraçada a um aspirador de pó ou observando uma panela em chamas.  

Em um contexto social de isolamento, a artista encontrou na arte uma válvula de escape para a sobrevivência psíquica. Para isso, usou os recursos que tinha disponíveis a mão, o que resultou em quadros de pequenas dimensões. “Não havia nenhuma perspectiva para além das janelas. Vivíamos um mundo reduzido”, reflete Lígia. Nas protagonistas de cada obra, ela encontra espaço, também, para explorar a sua própria vivência. “A exposição é uma viagem introspectiva. Ao mesmo tempo em que falo sobre o que muitas mulheres passavam naquele momento, eu também falo de mim”, analisa a artista. 

O curador da mostra, Osvaldo Carvalho, destaca que Lígia Teixeira apresenta a forma e o vigor do conteúdo de maneira simples e objetiva, mas sem se deixar levar por fórmulas simplistas ou moralistas. “Ela enxerga nos fatos ordinários a mais preciosa contemplação.” Para ele, “Confinadas” é o “testemunho de um tempo de silenciamento e apagamento das mulheres, que não foi menos implacável durante ou depois da pandemia”. 

A mostra “Confinadas” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e copatrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.    

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590