A brasilianista, pesquisadora e escritora italiana Antonella Rita Roscilli apresenta a vida da memorialista Zélia Gattai e lança seu mais recente livro em Belo Horizonte na terça-feira, 18 de setembro, às 19h, na Casa Fiat de Cultura. Durante a XVI Semana da Língua Italiana no Mundo e no ano do centenário de Gattai, Antonella Rita Roscilli apresenta de forma completa a trajetória desta, que é considerada uma das principais personalidades da literatura baiana, durante a palestra “Zélia Gattai Amado e suas raízes italianas: Histórias e Língua como lugares de Identidade e Tradução de Memórias”. A conferência faz parte do programa “Conversas Ítalo-Brasileiras”, realizado desde 2015 pela Casa Fiat de Cultura, em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, e conta com apoio da Embaixada da Itália em Brasília e da Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (ACIBRA-MG), e tem entrada gratuita.
Filha e neta de imigrantes toscanos e venetos e esposa de Jorge Amado durante 56 anos, Zélia Gattai foi uma escritora, fotógrafa e memorialista brasileira, expoente da militância política nacional durante quase toda a sua vida. Participava, com a família, do movimento político-operário anarquista que tinha lugar entre os imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, no início do século XX.
Após lançamento na Academia de Letras da Bahia e na Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador, e na Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o livro Zélia Gattai e a imigração Italiana no Brasil entre os séculos XIX e XX, editado pela EDUFBA, será lançado em Belo Horizonte durante a palestra na Casa Fiat de Cultura. Na obra, Antonella Roscilli mergulha no contexto histórico-social da Itália e do Brasil e busca compreender os valores que impregnaram muitas das famílias de imigrantes italianos e as várias dificuldades que eles viveram em terras estrangeiras. Desta forma, vai além dos limites de uma biografia de Gattai: é uma análise do fenômeno da imigração italiana no Brasil em uma etapa fundamental para a consolidação das raízes da comunidade italiana no país.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590