Casa Fiat de Cultura na 22ª Semana Nacional de Museus

CASA FIAT DE CULTURA INTEGRA A 22ª SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS  

A programação, que é gratuita, inclui exposições, bate-papo e formação para professores  

Entre os dias 13 e 19 de maio, a Casa Fiat de Cultura participa da 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Durante esta semana, a instituição realiza uma programação especial que traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, propondo uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. Fazem parte da programação as exposições “Visível Sensível: do colecionismo ao museu” e “Revela”, o Encontros com o Patrimônio “Ritmos Herdados: explorando a Tarantela como patrimônio cultural” e a Formação de Professores “Colecionismo e acervos de arte”.  Toda a programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita. 

O hábito particular de colecionar pode gerar acervos riquíssimos, compostos por diferentes técnicas como pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e outros objetos. Esses conjuntos tornam-se importantes instrumentos da preservação e do registro cultural, além de marcarem momentos históricos. Na Formação de Professores online “Colecionismo e acervos de arte”, o objetivo é valorizar essa prática, demonstrando com estudos de casos a importância do colecionismo através dos tempos. Em dois episódios disponibilizados no canal da Casa Fiat de Cultura no YouTube nos dias 14 e 15 de maio serão apresentadas ferramentas que poderão ser usadas por professores e educadores para abordar consciência e pertencimento ao tempo presente com os alunos, ampliando o pensamento crítico e o envolvimento dos estudantes.   

A influência e a importância da Tarantela no cenário do patrimônio imaterial da Itália, bem como sua disseminação e preservação no contexto cultural brasileiro será o tema da edição do Encontros com o Patrimônio no dia 19 de maio, às 11h. A convidada para o bate-papo virtual é a coordenadora do projeto Piccolo Pavone, o mais antigo do estado do Espírito Santo de danças italianas, Libian Paganoto, que vai falar sobre essa tradição e a maneira como a Tarantela surgiu e continua a ecoar nos corações e nas mentes dos italianos e brasileiros. Originária da região da Puglia, no sul da Itália, a Tarantela é uma dança tradicional com raízes profundas na história e na identidade cultural italiana. Seus ritmos vibrantes e passos enérgicos encapsulam séculos de tradição, refletindo não apenas uma forma de expressão artística, mas também uma conexão comunitária e um meio de celebração. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pela Sympla 

As exposições “Visível Sensível: do colecionismo ao museu na Casa Fiat de Cultura” e “Revela” também integram a programação da 22ª Semana Nacional de Museus. “Visível sensível: do colecionismo ao museu”, com curadoria de Rodrigo Vivas, apresenta 50 obras entre esculturas, pinturas, desenhos e gravuras que foram colecionadas ao longo de quase seis décadas e que hoje constituem a coleção do Centro de Memória Usiminas. A mostra se destaca pela diversidade das obras que abrangem os séculos XX e XXI. Esta seleção inédita está sendo apresentada pela primeira vez ao público fora de seu território e reúne grandes nomes de artistas mineiros e da cena brasileira como  Amilcar de Castro, Lorenzato, Yara Tupynambá, Amélia Toledo, Bruno Giorgi, Jorge dos Anjos, Franz Weissmann, Manfredo Souzanetto, Marcos Coelho Benjamim, Tomie Ohtake, Nello Nuno, Chanina, Siron Franco, entre outros. O acervo contribui para a pesquisa de arte brasileira e da história da arte do Brasil e de Minas Gerais, além de promover acesso democrático a coleções particulares. 

“Revela” é a primeira exposição de Coniiin. O artista, que foi escolhido no 7º Programa de Seleção da Piccola Galleria, teve seu primeiro contato com uma câmera fotográfica há 10 anos e, desde então, retrata temas com os quais se identifica e pessoas que o inspiram. Através das lentes, captura uma série de detalhes que celebram o tempo, os contornos, a identidade e a diversidade da pele negra. Em 12 fotografias e uma instalação em lambe-lambe, Coniiin revela a alma da cidade, a sua intimidade com o universo das fotos e o interesse em despertar a consciência das pessoas sobre memória e mudanças. 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590