Carlos Carvalho apresenta recorte da história do Brasil a partir de incursões fotográficas pela Amazônia no “Foto em Pauta” na Casa Fiat de Cultura
Fotojornalista apresentará sua experiência em jornais e revistas do Brasil e do mundo e projetos de documentação de mais de 10 anos desvendando a Amazônia
O premiado fotojornalista carioca Carlos Carvalho é o palestrante do próximo “Foto em Pauta” na Casa Fiat de Cultura, no dia 23 de novembro, quarta-feira. Durante a conversa com o público, Carvalho vai falar de sua experiência em reportagens para grandes veículos da imprensa internacional, como a revistas Time e Newsweek e o jornal Washington Post, e seus projetos documentais que, durante mais de dez anos, registraram a Amazônia e a vida dos seringueiros e produtores de mandioca no Acre. A palestra começa às 19h30, no Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura e tem entrada gratuita, sujeita à lotação (250 lugares).
Durante o bate-papo, Carlos Carvalho vai apresentar alguns trabalhos premiados por sua relevância social e política, como “A Vida Extrativista dos Seringueiros” (1992-2003) e “Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra / Produção e Educação em áreas de assentamentos” (1998-2002), pelos quais foi agraciado com o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, concedido a profissionais que se destacam na defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos.
Instigado pela participação na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92, o fotógrafo se interessou em desvendar os fatos sobre a morte do ativista político e ambientalista Chico Mendes. Desde 1992, portanto, Carvalho vem documentando a história real, as dificuldades e o cotidiano dos seringueiros e do extrativismo brasileiro. Uma viagem de três meses se transformou em um período de três anos e fez com que o fotógrafo retornasse à região por inúmeras vezes durante as últimas décadas. Durante a jornada, Carlos Carvalho descobriu também as peculiaridades da vida dos produtores de mandioca no oeste do Acre, na fronteira amazônica com Peru e Bolívia. “Conhecer a história da mandioca e do extrativismo é conhecer a história do Brasil como um todo, desde a descoberta pelos portugueses até a realidade atual, e são essas curiosidades que pretendo contar ao público do Foto em Pauta”, destaca o fotógrafo.
O “Foto em Pauta” tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira e transformar o estado de Minas Gerais em um polo de discussão da fotografia contemporânea. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer o trabalho de grandes fotógrafos, mas também de estabelecer um diálogo presencial com eles. O “Foto em Pauta” é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural da Casa Fiat de Cultura e Plan B Comunicação Online.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590