Sobre Alice Pasquini

Sobre Alice Pasquini

Alice Pasquini (Roma 1980) – em arte, Alicè –, é uma artista contemporânea, cujas obras estão expostas sobre as superfícies urbanas, nas galerias e nos museus de centenas de cidades em todo o mundo. Street artist, ilustradora e cenógrafa italiana, ela obteve o diploma de pintura pela Academia de Belas Artes de Roma, completando o percurso de estudos na Espanha, com um Master of Arts em crítica de arte pela Universidade Complutense (2004), e um curso de animação pela Ars Animation School, de Madrid.

 

Artista poliédrica, Pasquini experimentou diversas técnicas, gêneros e meios expressivos. Está entre as poucas exponentes femininas consagradas, internacionalmente, como protagonista do movimento street art. Na rua, seus trabalhos variam, de pequenas intervenções em mobiliário urbano a murais de grandes dimensões. Sua pesquisa vai da narração da vitalidade feminina, longe do estereótipo mulher-objeto, às instalações com o uso de materiais incomuns. Seus trabalhos podem ser vistos em diversas cidades, nas quais foi convidada para realizar obras públicas, como Sydney, Moscou, Singapura, Amsterdam, Londres, Berlim, Oslo, New York, Buenos Aires, Yogyakarta, Barcelona, Copenhagen, Marrakech, Saigon, Roma e Nápoles.

 

Além de atuar como analista dos jornais International New York Times, Wall Street Journal, La Vanguardia, Euromaxx, Panorama, Internazionale, Repubblica e Il Messaggero, a artista foi convidada, pela Rai, pela Sky Arte e pela Arte TV a numerosas entrevistas e reportagens. Em 2013, realizou um ciclo para os Museus Capitolini de Roma e colaborou com o Instituto Italiano de Cultura de Singapura, com o Instituto de Cultura de Montevidéu e com o museu italiano da emigração de Melbourne.

 

Dentre os projetos de Pasquini, destaca-se o Under Layers, primeira experimentação de street art em 3D, realizado em Ostia (Roma), em 2015, em colaboração com a Prefeitura de Roma. Desde 2015, participa do projeto de redescoberta e valorização do centro antigo de Civitacampomarano, e, a partir de 2016, atua como diretora artística do CVTà Street Fest. Em 2017, participou do Tedx Talks. Expôs na Saatchi Gallery, na Embaixada Americana de Roma, no Macro – Museu de Arte Contemporânea de Roma, no Mutuo Centro de Arte, em Barcelona, no Espace Pierre Cardin. Está inserida na Enciclopédia Treccani online, da Treccani Enciclopédia Italiana.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590