Bate-papo “Muros limpos, povos mudos” com Alice Pasquini

Bate-papo “Muros limpos, povos mudos” com Alice Pasquini

Casa Fiat de Cultura apresenta bate-papo sobre arte urbana, com a artista italiana Alice Pasquini, nesta quarta-feira, 24 de abril; a entrada é gratuita

 

De que modo a arte urbana é, hoje, capaz de atrair a atenção de públicos cada vez mais vastos e heterogêneos? Tal discussão servirá de mote ao bate-papo “Muros limpos, povos mudos”, a ser realizado, na Casa Fiat de Cultura, pela artista italiana Alice Pasquini, no dia 24 de abril de 2019, das 19h30 às 21h, com participação de artistas locais e do público em geral. Na ocasião, será abordado o fenômeno da arte pública e sua evolução – o que inclui debates sobre o writing, os limites entre expressões artísticas e vandalismo, a propaganda e a streetart, e as relações entre realidade e ficção. Pasquini pintou mais de 2000 paredes em todos os continentes (exceto na Antártida). No Brasil, acabou de pintar o exterior do SESC Pinheiros, em São Paulo – sua primeira obra de arte no país. Realizado pela Casa Fiat de Cultura e pelo Consulado da Itália em Belo Horizonte, o evento é gratuito, com tradução simultânea. O espaço está sujeito a lotação (200 lugares).

 

Em “Muros limpos, povos mudos”, Pasquini discutirá o que considera a nova realidade dos espaços de convívio nas grandes cidades contemporâneas: “Antes, encontrávamos os artistas pelas ruas. Eles pintavam e expressavam sua arte, geralmente, relacionada ao que acontecia nos centros urbanos. Hoje, não é assim. As pessoas usam as cidades apenas para dormir e trabalhar. Além disso, a arquitetura não se relaciona mais à emoção e aos sentimentos. Isso precisa mudar”, ressalta.

 

Na palestra, a artista italiana abordará, ainda, a transformação da arte urbana em relação às atuais formas de interação entre diferentes semióticas e à emergência das novas mídias – dos grafites a outros sistemas expressivos. “A proposta é estender a reflexão a outras formas de interação, para compreender a atual evolução da arte a partir do ‘estúdio na rua’, e em direção a novos modelos de fruição, como os novos espaços em museus, os muros autorizados e o limite entre internet e realidade urbana”, destaca Alice Pasquini.

 

O bate-papo é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália no Brasil, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), da Fiat Chrysler Finanças e do Banco Safra. O evento conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo – IIC e da Alitalia e o apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal e da Prefeitura de Belo Horizonte e do Movimento Gentileza, por meio do programa Horizonte Criativo.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590