A cada exposição, a Casa Fiat de Cultura realiza um ciclo de palestras para que o público possa conhecer mais sobre a temática de suas mostras. Com duração entre uma hora e meia e duas horas, elas são ministradas por especialistas da arte de alto nível. No mês de junho, o público poderá conferir palestras dos curadores responsáveis pela mostra Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura. No dia 10 de junho, às 19h30, os curadores italianos Rossella Vodret e Giorgio Leone apresentam a palestra O Barroco em Prata, em que abordarão o contexto histórico da época, as características do barroco, as riquezas produzidas em Nápoles e a produção em prata de esculturas espetaculares.
No dia 25 de junho, às 19h30, é a vez do curador brasileiro Angelo Oswaldo falar ao público sobre as maravilhas do barroco criadas no Brasil, na palestra O Barroco em Ouro. A abordagem será um comparativo da força da prata em Nápoles e a importância da madeira e do ouro no Brasil, mais precisamente em Minas Gerais. Serão contemplados também os mestres escultures, o contexto cultural da época e o legado da produção artística.
Palestra: Paisagem Sonora de Vila Rica e a música barroca das Minas Gerais Data: 29 de julho – 19h30 Palestrante: Fábio Henrique Viana
Sinopse: O ponto de partida para a palestra é o conceito de paisagem sonora, desenvolvido por R. M. Schafer, entendido como aquilo que o ouvido apreende de um lugar, abrangendo desde os sons da natureza até aqueles produzidos pelo homem. Desse ponto de vista, a música é considerada como o melhor registro de sons do passado, constituindo-se como uma paisagem sonora ideal, que recria na imaginação algo semelhante ao que se verifica na paisagem sonora da época em que foi escrita. A ideia é se aproximar de todo o universo sonoro das pessoas que viviam em Vila Rica e no contexto colonial, bem como de seu imaginário sonoro, o que implica também uma aproximação de seus modos de vida e de perceber o espaço e o tempo.
Palestra: Barroco: Da Itália a Portugal e Brasil Data: 5 de agosto – 19h30 Palestrante: Marco Elízio de Paiva
Sinopse: O surgimento da arte barroca na Itália como demanda do poder absolutista e das ações católicas contra-reformistas do século XVI; sua implantação e resistência em Portugal durante o reinado de D. João V e sua afirmação no Brasil colonial como instrumento de catequese e poder.
Palestra: Aleijadinho e o aeroplano Data: 12 de agosto – 19h30 Palestrante: Guiomar de Grammont
Sinopse: Trataremos de Aleijadinho como um mito apropriado e reapropriado como evidência histórica em diversos programas da história do pensamento sobre artes e letras no Brasil, tornando-se caso exemplar, vetor do projeto de invenção da “arte brasileira”. Passaremos de Antônio Francisco Lisboa, no século XVIII, ao Aleijadinho da biografia de Bretas no século XIX. Em seguida, temos o reforço da primeira biografia promovido pelo SPHAN no início do século XX, através da busca de provas documentais que pudessem dar consistência ao texto fundador. Paralelamente, a construção do herói híbrido e antropofágico por parte dos modernistas. Trataremos também dos conceitos de originalidade e emulação aplicados às obras de arte.
Palestra: Barroco – da Itália a Portugal e Brasil
Data: 2 de setembro – 19h30
Palestrante: Marco Elízio de Paiva
Sinopse: O surgimento da arte barroca na Itália como demanda do poder absolutista e das ações católicas contra-reformistas do século XVI; sua implantação e resistência em Portugal durante o reinado de D. João V e sua afirmação no Brasil colonial como instrumento de catequese e poder.
Palestra: O Barroco em Ouro
Data: 3 de setembro – 19h30
Palestrante: Angelo Oswaldo
Sinopse: O público vai se aprofundar no contexto cultural da época e o legado da produção artística dos mestres escultores, que surgiram nesse ambiente tão favorável à arte sacra. O artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado o primeiro a revelar uma expressão brasileira de arte, ao reinventar padrões e atingir um estilo próprio, recebe atenção especial. O público também conhecerá um pouco mais sobre os autores nascidos em Portugal, Xavier de Brito e Vieira Servas, e dos mineiros Mestre de Piranga e Mestre Valentim, que contribuíram para a fortuna artística do século do ouro.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590