21/jul | 17h às 18h | youtube da MM Gerdau
Considerada uma das cem mulheres do mundo a pensar “a nova sociedade”, a futurista Lala Deheinzelin discute as adaptações necessárias à vida nas próximas décadas. Desde 2008, o movimento criado por ela dissemina milhares de futuros desejáveis em quatro continentes, por meio de palestras, oficinas e experimentos criativos. Outra questão a ser debatida em sua participação no webinário diz respeito ao papel dos artistas – e de toda a área cultural – como essencial às mudanças a serem construídas a partir de agora. A seu ver, afinal, o artista é o “designer do mundo”.
A transmissão será no canal do YouTube da MM Gerdau.
Lala Deheinzelin
Considerada uma das cem mulheres do mundo envolvidas na cocriação da nova sociedade e da economia, dedica-se, há 40 anos, a catalisar mudanças nesta “transição de modelos”. Pioneira da Economia Criativa, atua com treinamentos, assessoria e palestra em quatro continentes, com forte atuação junto à ONU e à Cooperação Espanhola (2005- 2014). Sua vasta e diversa experiência em todas as escalas da tomada de decisão (redes de inovação, corporações, ONGs, governos locais e nacionais, organismos multilaterais) inspira e instrumenta gestores, empreendedores e organizações das mais diversas áreas.
Futurista desde 1995, formulou o movimento Crie Futuros (2008), processo criativo e colaborativo com foco nos aspectos socioculturais do futuro, aplicado em dezenas de países. É membro da World Futures Studies Federation e destaque entre as quatro principais futuristas da América Latina, além de autora de Desejável Mundo Novo (2012) e Novas economias viabilizando futuros desejáveis (2019).
Ao combinar futuring e novas economias, criou a Fluxonomia 4D, método aplicado em processos de design de soluções e inovação. Para organizações, empreendedores e profissionais autônomos, isso resulta em otimização de tempo, recursos e equipes e em impacto positivo para além do financeiro (4D).
Webinário Conversas sobre Perguntas
Quais os significados deste momento para a humanidade? O que tal experiência transformará em nós e no mundo? Como elaborar – e pôr em prática – mudanças necessárias aos novos tempos? Eis algumas das questões a serem respondidas por grandes nomes do pensamento brasileiro, que, nos meses de julho e agosto, participam do webinário “Conversas sobre perguntas”, evento criado, promovido e financiado, em curadoria colaborativa, pelos equipamentos culturais Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrantes do Circuito Liberdade.
Mediados pela jornalista Daniella Zupo, os encontros online, realizados de 14 de julho a 18 de agosto de 2020, sempre às terças-feiras, às 17h, contarão com respostas e ideias do líder indígena Ailton Krenak (14/7), da futurista Lala Deheinzelin (21/7), do economista e professor Eduardo Albuquerque e da administradora e professora Grazi Mendes (28/7), do psicanalista Christian Dunker (4/8), da escritora Conceição Evaristo e da crítica de arte Júlia Rebouças (11/8) e, no encerramento, no dia 18/8, o físico e astrônomo Marcelo Gleiser. Gratuitas, as palestras serão transmitidas nos canais do YouTube dos espaços culturais.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590