O restauro das obras

O restauro das obras

Como uma forma de preservação do patrimônio e da arte, a obra “Estandartes de Minas” (1974), composta por dez estandartes em xilogravura de Yara Tupynambá, Sandra Bianchi, Glaura Mary e Júlio Espíndola, passou por um processo cuidadoso de restauro que teve duração de seis meses.  

“A restauração é mais do que uma arte, é uma ciência”, pontua Claudia Amorim, restauradora e coordenadora do projeto de restauro. Segundo ela, as peças apresentavam um desgaste natural promovido pelo tempo, por isso, antes do trabalho de fato começar foi necessário fazer um diagnóstico de cada uma das obras.  

Todas confeccionadas em entretela, em um material sintético semelhante a tecido, a base de poliamida, algumas conservaram bem, mas outras oxidaram, tiveram suas fibras rompidas e apresentavam partes soltas. Então, após estudos preliminares, foram realizadas limpezas mecânicas e úmidas, para remoção de manchas e desacidificação. Outro passo importante foi a consolidação dos suportes das gravuras e dos elementos de composição, como fitas e flores. Algumas delas demandaram a realização de velaturas com utilização de papéis japoneses de baixa gramatura. As bainhas de sustentação das varetas foram recosturadas respeitando os pontos originais para a remontagem dos estandartes e os painéis passaram por higienização, limpeza, consolidação de suporte e apresentação estética. 

“Esses estandartes contam a história de um grupo de artistas que foi reconhecido por essa preciosidade de trabalho que diz muito sobre nossas raízes. Então, para mim foi uma honra participar desse projeto. A partir do restauro, a obra é revivida para que outras pessoas possam apreciá-la”, reforça a restauradora Claudia.  

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