Texto curatorial

Texto curatorial

A partir do provérbio iorubá “Esú matou um pássaro ontem com a pedra que atirou só hoje”, o artista Will cria um universo peculiar em suas pinturas. A série “Após a chegada” é uma pesquisa especialmente sobre território. Territórios afro-indígenas, Kemet “Egito antigo”, Bahia, sertão e quilombos, espaços onde pessoas racializadas foram apagadas ou expulsas.   

Esú é o eixo central da série, sendo ele o orixá da comunicação, do movimento e dos caminhos. O artista entende que seus trabalhos, hoje, vigiariam e combateriam a chegada dos colonizadores. Will define suas obras como afro-futuristas, em sua maioria geométricas numa proposição de retomada de territórios.  

Em Belo Horizonte, tem investigado o Largo do Rosário, local que era habitado majoritariamente por pessoas racializadas, onde originalmente estava a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O artista convida a repensar e recriar um novo “envolvimento”, um universo sem escravidão, onde corpos negros sejam protagonistas de sua própria história e ancestralidade. Seus trabalhos são elos de uma mesma corrente que nos leva ao processo violento da escravidão, ao mesmo tempo que o transforma. 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2025 – PRONAC 248172