A exposição do artista visual Higo José traz uma releitura, em bordados, de pinturas rupestres nacionais, principalmente aquelas encontradas no Piauí, na Serra da Capivara, e em Minas Gerais, no Vale do Peruaçu. Ao traduzir essas pinturas feitas em pedras para linhas entrelaçadas e tecidos, o artista desperta novos interesses, por meio de obras têxteis, que para além do peso da história, carregam a tradição do bordado.
Os diferentes animais representados são reorganizados a partir de padrões subjetivos, em uma catalogação poética, que pensa as cores e a disposição de forma minuciosa. Uma nova narrativa linear é criada para cada obra e, assim, surgem novas histórias para se contar. São nove bordados e sete esculturas que, para o artista, terão seu sentido completo por meio da experiência do público dentro da galeria.
O objetivo é instigar as pessoas a pensar nesses animais, espaços e situações criadas. Como um arqueólogo, Higo investiga e descobre novas formas de se comunicar com o mundo usando uma atividade exclusivamente humana: a criação de formas simbólicas às quais damos o nome de arte.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590