Importante edificação da construção de Belo Horizonte e patrimônio histórico e cultural da cidade, o Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) foi projetado pelo arquiteto Edgard Nascentes Coelho. Em 1894, Edgard chega a Belo Horizonte para ser o principal desenhista da seção de arquitetura da Comissão Construtora da Nova Capital e, então, projeta importantes prédios públicos da paisagem da capital mineira, como a antiga Estação Central (1896), a Igreja de São José (1901), o prédio do Arquivo Público Mineiro (1897) e o coreto da Praça da Liberdade (1913).
A exposição proporciona, por meio de fotografias, desenhos arquitetônicos e cartões postais originais, uma visão da primeira paisagem da cidade e do estilo eclético dos projetos do arquiteto. O acervo do mobiliário da época do Instituto de Educação (IEMG) ativa o imaginário e a memória da Belo Horizonte do início do século XX ampliando a percepção desse período para além da arquitetura.
A artista Jeanne Milde, pioneira na educação para as artes em Minas, também faz parte dessa história: a mostra conta com três esculturas do acervo do Museu Mineiro, incluindo a emblemática “As Adolescentes” (1937).
A exposição é uma extensão do evento de arquitetura Modernos Eternos, que esse ano ocupou o Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG).
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590