Do transporte de cargas ao de passageiros, os trens fazem parte da história de Minas Gerais. As locomotivas povoam o imaginário dos mineiros e estão presentes na memória afetiva dos moradores mais antigos do estado, já que muitas cidades foram desenvolvidas em torno da rede ferroviária.
Em 30 de abril, celebra-se o Dia do Ferroviário – uma homenagem à data de inauguração da primeira linha de ferro do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá. Para comemorar, o “Encontros com o Patrimônio” de abril abordará a história das ferrovias em Minas Gerais e seus aspectos patrimoniais, bem como a relação dos mineiros com os trens.
O convidado será o supervisor do Museu Ferroviário de Juiz de Fora, Marco Aurélio de Assis, que apresentará destaques do acervo da instituição. Inaugurado em 2003, o museu possui um acervo de mais de 300 peças sobre a história da ferrovia no município e no Brasil.Tanto o acervo quanto a edificação são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). Inscrições gratuitas pela Sympla.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590