Lançamento das peças 3D

Lançamento das peças 3D

Por iniciativa do Núcleo de Acessibilidade do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura e produção da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) Design Center Latam, as peças ​para apreciação tátil estarão disponíveis ao público a partir do dia 18 de setembro, mediante solicitação à equipe educativa. Pensadas inicialmente para as pessoas com deficiência visual – cegas e com baixa visão –, as peças 3D podem ser utilizadas também por pessoas videntes como forma de aprofundar o conhecimento sobre os quadros da exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, como explica a coordenadora do Programa Educativo, Clarita Gonzaga: “nesse projeto não nos preocupamos apenas em tornar tátil as imagens, mas os conceitos-chave de cada obra. Todos os públicos poderão compreender como é construída a pintura. Trazer a acessibilidade em um aspecto amplo é o que torna as peças 3D tão importantes”.

Foram criadas três peças, uma de cada núcleo da exposição. Os quadros reproduzidos em 3D são representativos dos movimentos artísticos presentes na mostra: Pré-Renascimento, Renascimento e Barroco. As peças são feitas de resina e, diferentemente dos modelos feitos para a indústria automobilística, não foram feitas manualmente, mas por vetorização das imagens e consequente conversão em um programa de computador que as imprimiu em 3D. “Trabalhamos com uma tecnologia moderna para agregar a essa exposição fantástica a possibilidade de mais pessoas conhecerem obras antigas. Esta não é a primeira vez que o Design Center contribui com os projetos de acessibilidade da Casa Fiat de Cultura e com certeza não será a última”, afirma Peter Fassbender, diretor da FCA Design Center Latam.

Os núcleos da mostra e respectivas peças 3D são:

 

  1. Núcleo Imagem: São Francisco de Assis e quatro flagelantes (1499 – Pré-Renascimento), de Pietro Perugino e Giovan Francesco Ciambella.

Conceito: composição triangular, que começa a ser utilizada do período Gótico (Idade Média), é desenvolvida no Pré-Renascimento e se torna um cânone no Renascimento. Nesse tipo de pintura há sempre uma figura central no topo – no caso, São Francisco – com imagens menores mais abaixo – nesta tela representada pelos devotos flagelantes –, formando um “triângulo”.

  1. Núcleo Os Estigmas: São Francisco recebe os estigmas (1570 – Renascimento), de Tiziano Vecellio.

Conceito: jogo de perspectiva, que é um dos grandes cânones do Renascimento, que constrói a ilusão de profundidade. Para passar essa impressão, o número de camadas desta peça é maior que as das outras, sendo possível perceber os diversos planos em que os personagens da tela de Tiziano – Cristo, São Francisco e o comendador da obra em oração – se encontram.

  1. Núcleo Conversas Sagradas: São Francisco de Assis, santo Antônio de Pádua e são Boaventura de Bagnoregio (séc. XVII – Barroco), Andrea Lilli.

Conceito: jogo de volumetria e contraste entre claro e escuro, dois aspectos que foram cânones do Barroco e que conferem dramaticidade às cenas. Na peça isso é apresentado a partir da diferença de profundidade, onde a sombra e as imagens em planos mais distantes estão nas camadas inferiores.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590