Instalação imersiva

Instalação imersiva

A experiência do público se completa com “Copa, Casa, Cosmos”, uma obra imersiva criada por Estêvão Ciavatta e narrada por Regina Casé especialmente para o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a instalação sai do Museu e desembarca em Belo Horizonte, convidando o público a mergulhar no interior da Sumaúma (Ceiba pentandra), uma das árvores mais emblemáticas da Amazônia. 

Projetada em um ambiente circular, a obra conduz os visitantes por uma jornada visual e sonora que acompanha o crescimento da árvore desde a semente até atingir seu porte monumental. A experiência imersiva destaca as raízes que se espalham pelo solo, os sistemas internos da árvore e sua simbólica conexão entre o céu e a terra. Com exemplares que podem ultrapassar 80 metros de altura, a Sumaúma é reverenciada por diferentes povos indígenas como um elo entre mundos, um lar de entidades divinas e um portal para outras dimensões.  

“A obra é um convite à contemplação e à conexão com a grandiosidade da natureza. Queremos que o visitante sinta o ciclo da vida dessa árvore e sua importância para os ecossistemas tropicais e para as culturas que habitam a Amazônia”, explica Estêvão Ciavatta.  

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2025 – PRONAC 248172