Desde seus primeiros trabalhos na década de 1990, Marcia Xavier explora a relação entre corpo, arquitetura e paisagem. Inicialmente, sua produção esteve centrada na fotografia, mas ao longo do tempo, expandiu-se para instalações interativas, em que a presença do público é essencial para a experiência da obra.
A água, elemento central da sua pesquisa, age como um espelho que revela realidades distorcidas. Em suas instalações, garrafas, superfícies espelhadas e reflexos instáveis criam composições que dissolvem a fronteira entre o visível e o imaginado. “Transitando dos fluxos aquosos às superfícies polidas, a artista sabe que a água é o espelho primordial, e que o corpo é o grande agente definidor dos espaços”, explica Wisnik.
Na exposição “Natureza Transformada: atravessamentos espaciais na Casa Fiat de Cultura”, Marcia convida o público a uma experiência sensorial, na qual a imagem nunca é definitiva. A série “Horizonte Inebriante”, por exemplo, explora a distorção das imagens. Em garrafas – ora de gin, vinho santo ou limoncello –, o álcool é substituído pela água e elas são posicionadas diante da imagem, formando paisagens e horizontes que se deformam conforme o olhar do espectador percorre a obra.
Em outras obras, como “Prisma”, o horizonte aparece como um ponto de referência sempre mutável, que se dobra, se desfaz e se reorganiza conforme o ângulo do observador. A instalação site-specific é composta por uma parede transparente que divide dois ambientes: dentro e fora. Uma estrutura de ferro e vidro comporta 300 garrafas cheias de água, criando uma “estante-óculos” que deforma a paisagem. O corpo do espectador determina a velocidade da visão, criando um cinema dinâmico por meio da interação entre a água e o movimento de quem percorre o ambiente. Algo semelhante ocorre em “Prisma Praça Raul Soares”. A obra, composta por um cubo espelhado, convida o visitante a interagir por meio da manipulação de peças transparentes – lentes em forma de cilindros de acrílico maciço – que deslizam sobre a imagem, criando anamorfoses.
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