Antes da abertura da exposição, Paolo Albertelli e Mariagrazia Abbaldo promoveram uma experiência artística com cerca de 50 alunos da Fundação Helena Antipoff e da Fundação Torino Escola Internacional, em Belo Horizonte (MG). Os artistas realizaram, junto aos estudantes, uma performance na cobertura da Casa Fiat de Cultura, transformando o local em um palco de experimentações e trocas.
No chão da cobertura do espaço cultural, treze telas monocromáticas se desenrolaram como fotogramas de um filme, formando uma grande composição de mais de 30 metros de comprimento. Os adolescentes se tornaram coautores dessa paisagem, inserindo pedras de minério no desenho traçado pelos artistas, incorporando à obra a materialidade e o peso do tempo.
O resultado dessa performance é a instalação “Manguezal” — obra site-specific que se entrelaça ao percurso de pesquisa dos artistas Mariagrazia Abbaldo e Paolo Albertelli reforçando a possibilidade de novas leituras sobre a relação entre arte e natureza. Sua estrutura remete a um muro natural, típico dos manguezais presentes nos rios brasileiros. Impenetráveis e silenciosos, esses ecossistemas são um elo vital entre a matéria viva das plantas e as condições essenciais da existência humana.
A instalação também dialoga com um elemento arquitetônico conceitual: uma cisterna de aço perfurado, instalada na cobertura da Casa Fiat de Cultura. Por meio de pequenos furos, a água escapa, evaporando e atravessando os espaços da instituição, até desembocar na galeria, onde se integra, de forma metafórica, à obra “Gotas no Relicário” – uma bacia que recolhe gotas de água que caem do teto, numa metáfora da permanência e do ciclo incessante dos fluxos naturais.
Em ressonância com a performance Manguezal, a escultura “Raízes de Mangue”, localizada no centro da sala, se impõe como um elemento arquitetônico site-specific. Produzida no Brasil com aço corten oxidado, a obra divide o espaço expositivo do teto ao chão, como uma verdadeira raiz de mangue, conectando espaços.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2025 – PRONAC 248172