Os artistas italianos Mariagrazia Abbaldo e Paolo Albertelli investigam as relações entre escultura e paisagem, utilizando principalmente o aço cortado a laser para criar formas leves e dinâmicas. Inspirados pela natureza e pelo movimento, eles transformam materiais rígidos em composições que evocam fluidez e leveza. A precisão técnica e a experimentação com diferentes texturas e acabamentos são características marcantes de seu trabalho.
Um exemplo que pode ser apreciado na exposição é a obra “Cardume”, instalação site-specific que representa o movimento dos peixes. Esse movimento funciona como uma espécie de dança coletiva, em que tudo está em uma suspensão silenciosa. Para Paolo Albertelli, é como se os peixes saltassem para fora da água, flutuassem no ar e, de repente, se transformassem em som. Na obra é possível notar que apesar da coesão, cada peixe mantém uma distância mínima dos outros, um equilíbrio entre proximidade e espaço que garante a fluidez do movimento.
Segundo Guilherme Wisnik, a dupla aborda a natureza de maneira crítica, considerando as mudanças trazidas pelo antropoceno e pelas crises ambientais. “Em sua maneira de ver e trabalhar artisticamente as coisas, a matéria não é inerte, nem a relação entre sujeito e objeto é unilateral. Informada pela fenomenologia, a dupla de artistas italianos entende o processo de significação como uma troca entre espectador e obra, ou ser humano e ambiente circundante, no qual ambas as partes são ativas”, esclarece o curador.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2025 – PRONAC 248172