A chita foi rendada

A chita foi rendada

Em uma homenagem a chita e a renda, a artista plástica Ana Vaz criou uma instalação especialmente para esta mostra. Ela utilizou a técnica do tricot, com cerca de 4.500 pontos em grande escala para a construção da trama. Foram utilizados 200 metros de tecido provenientes da Fabril Mascarenhas, cortados em tiras de 20 centímetros. Seu processo de criação se deu em uma imersão de seis dias e noites com a colaboração de duas assistentes. 

“Uma trama desconstrói o tecido para depois construir uma nova forma”, assim foi pensada esta obra, revela a artista Ana Vaz. “Ao receber o material, eu não tinha escolha das cores e formas dos desenhos e o desafio foi o grande ponto positivo deste projeto. Eu precisava fazer de uma forma intuitiva, que revelasse o meu modo de fazer, mas sem muito rigor. De forma livre o processo de criação fluiu: eu fui rendando a chita, em um debruçar no fio para dar forma a ele e assim construir algo novo”.   

A instalação se apresenta em uma contraposição aos modelos da exposição, que têm uma forma definida, corte, costura, acabamentos. Já na obra de Ana Vaz, o único ponto existente são os de união de uma tira a outra, para que a sua grandeza fosse criada, em grande escala e sem borda ou acabamentos. “A chita está como ela é, sem acabamento, sem passar, sem modelar. Em uma desordem da forma, desfiada e com fio solto, mas em uma construção de significados que falam de história, ancestralidade e identidade brasileira. Desejo que todos se sintam tocados por essa obra”, explica a artista.  

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590