CASA FIAT DE CULTURA CONVIDA O PÚBLICO PARA A PALESTRA “ENTENDENDO A ARTE ABSTRATA: DE KANDINSKY A TOMIE OHTAKE”
Professor Maximiliano Henrique Barbosa, doutor em Artes Plásticas pela UFMG, vai abordar os principais movimentos da história da arte abstrata, explorando suas características e suas reverberações na arte brasileira
Em um mundo onde a realidade muitas vezes é interpretada por meio de figurações e representações tangíveis, a arte abstrata emerge como uma expressão desafiadora, convidando-nos a explorar o desconhecido e a contemplar o indescritível. Para falar sobre a arte abstrata e seus principais movimentos na história, a Casa Fiat de Cultura promove a palestra “Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky a Tomie Ohtake”, com o professor Maximiliano Henrique Barbosa, doutor em Artes Plásticas pela UFMG. O evento será realizado no dia 21 de maio, terça-feira, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla.
Ao invés de retratar objetos ou paisagens reconhecíveis, a arte abstrata nos convida a contemplar o próprio ato de criação e a interação de formas, cores e texturas. Na palestra, o público fará uma incursão por desde os primórdios revolucionários da arte abstrata, no início do século XX, até sua evolução contemporânea. “Vou explorar o conceito de arte abstrata e os principais movimentos da história que e desafiaram as fronteiras da representação figurativa, além de abordar suas influências no cenário artístico brasileiro, como o concretismo, neoconcretismo e tachismo”, pontua Maximiliano.
O professor ainda vai exemplificar com obras de artistas como Tomie Ohtake – sua pintura “Amarelo” (1997), por exemplo, integra a exposição “Visível Sensível: do colecionismo ao museu”, em cartaz na Casa Fiat de Cultura – e outros artistas, como Kandinsky. “Esta é uma oportunidade para que o público possa observar como a arte abstrata transcende a mera representação visual, aprofundando no âmago da emoção e da experiência humana”, ressalta.
A palestra “Entendendo a arte abstrata: de Kandinsky a Tomie Ohtake” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590