A influência e a importância da Tarantela no cenário do patrimônio imaterial da Itália, bem como sua disseminação e preservação no contexto cultural brasileiro serão o tema da edição de maio do Encontros com o Patrimônio. A convidada é a coordenadora do projeto Piccolo Pavone, o mais antigo do estado do Espírito Santo de danças italianas, Libian Paganoto, que vai falar sobre essa tradição e a maneira como a Tarantela surgiu e continua a ecoar nos corações e nas mentes dos italianos e brasileiros.
Originária da região da Puglia, no sul da Itália, a Tarantela é uma dança tradicional com raízes profundas na história e na identidade cultural italiana. Seus ritmos vibrantes e passos enérgicos encapsulam séculos de tradição, refletindo não apenas uma forma de expressão artística, mas também uma conexão comunitária e um meio de celebração.
Desde os primeiros imigrantes italianos que chegaram ao Brasil e trouxeram suas tradições até as comunidades italianas estabelecidas em diversas regiões do país, a Tarantela encontrou novas formas de vida e expressão, se tornando uma manifestação que sintetiza, para o público, as tradições italianas como um todo. Inscreva-se gratuitamente pela Sympla.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590