Palestra | Mulheres artistas nos séculos XX e XXI: inserção nos mundos das artes com Rita Lages

Palestra | Mulheres artistas nos séculos XX e XXI: inserção nos mundos das artes com Rita Lages

14/mar

CASA FIAT DE CULTURA REALIZA PALESTRA SOBRE MULHERES ARTISTAS,
COM RITA LAGES, DOUTORA EM HISTÓRIA E PROFESSORA DA UFMG 

Evento destaca a entrada das mulheres artistas nesse campo como profissionais, as multiplicidades existentes no sujeito artista 

A diversidade e o reconhecimento das mulheres são valores que pautam a programação da Casa Fiat de Cultura. No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o centro cultural realiza a palestra “Mulheres artistas nos séculos XX e XXI: inserção nos mundos das artes”, que será ministrada por Rita Lages, professora doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento será realizado no dia 14 de março, das 19h30 às 21h, na Casa Fiat de Cultura. A participação é gratuita, com inscrição pela Sympla. 

Rita Lages abordará a entrada das mulheres artistas como profissionais no campo das artes, tendo como enfoque principal a cidade de Belo Horizonte. Serão destacados nomes como Jeanne Louise Milde, artista belga que se muda para Belo Horizonte em 1929, onde permanece até 1997, ano de seu falecimento; e Zina Aita, que nasceu em Belo Horizonte em 1900 e participou da Semana de Arte Moderna de São Paulo, em 1922. 

Em um segundo momento, a professora apresentará a geração de artistas de meados do século XX, que tiveram formação entre 1940 e 1950, na Escola Parque de Guignard. Artistas como Maria Helena Andrés, Sara Ávila e Yara Tupynambá têm obras que dialogam com o moderno, ao mesmo tempo em que apontam para o contemporâneo”, frisa Rita Lages. 

No universo da arte contemporânea, os participantes vão saber mais sobre performances, site specifics, instalações e objetos interativos, com artistas como Terezinha Soares e Lótus Lobo. Rita Lages também abordará artistas mais recentes, como Cinthia Marcele e Ana Raylander. “Elas se aproximam da arte conceitual, mas apresentam leituras muito próprias e crítica social em algumas de suas obras”, explica a professora. 

O fio condutor da conversa é a reflexão sobre a iniciação dessas artistas como profissionais, aliando o trabalho com arte aos papéis por exemplo, de professoras, arte-educadora, mães etc. “Essas conjugações trazem a multiplicidade existente no sujeito artista e mulher”, reflete Rita. 

A palestra “Mulheres artistas nos séculos XX e XXI: inserção nos mundos das artes” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590