CASA FIAT DE CULTURA FAZ SERENATA DE MÚSICA ITALIANA EM EDIÇÃO DO MÚSICA NA CAPELA DESTE DOMINGO
Além de canções clássicas e tradicionais italianas, Grupo d’Lima também celebra a conexão entre Brasil e Itália
No mês em que é celebrada a Festa della Repubblica, a data mais importante do calendário de feriados civis da Itália, a Casa Fiat de Cultura convida o Grupo d’Lima para edição especial do Música na Capela. Com o tema “Viva la Repubblica – Una Serata di Musica Italiana”, a apresentação une o clássico e o contemporâneo em uma performance dedicada à música italiana. O espetáculo será realizado no dia 4 de junho, das 11h às 12h, na Capela de Santana, nos jardins da Casa Fiat de Cultura, com entrada gratuita.
Durante a apresentação, canções icônicas como “La Solitudine”, muito conhecida na voz de Laura Pausini e “Con te partirò”, gravada pelo tenor italiano Andrea Bocelli, além das tradicionais “O Sole Mio”, uma das mais famosas canções napolitanas, “Nessun Dorma”, de Giacomo Puccini, e “Nella Fantasia”, de Ennio Morricone, serão revividas pelo Grupo d’Lima, que promete emocionar o público.
O repertório também celebra a conexão entre Brasil e Itália, com as canções “Vieste”, fruto da parceria entre Ivan Lins e Vítor Martins, “Come Fa un Onda”, de Lulu Santos e Nelson Motta, e “Romaria”, de Renato Teixeira. Haverá uma homenagem à canção napolitana com “La Donna e Mobile” e “Va Pensiero“, de Giuseppe Verdi, destacando a riqueza e a tradição da música italiana. O espetáculo incluirá uma releitura emocionante do clássico “Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu)”, de Domenico Modugno e Franco Migliacci, em um arranjo inovador. Além disso, será celebrado o espírito de resistência e liberdade com a emblemática “Bella Ciao”, um hino atemporal.
Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público, ao oferecer apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e co-patrocínio do Banco Fidis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Programa Amigos da Casa e do Governo de Minas.
d’Lima
Com uma sólida trajetória de 18 anos e mais de 3 mil eventos realizados, o d’Lima se estabeleceu como uma referência em música ao vivo para cerimônias de casamento, eventos sociais e culturais, não só em Minas Gerais mas em todo Brasil. Composto por talentosos músicos, cuja formação inclui vocais, piano e violino, o grupo é reconhecido pela sua capacidade de interpretar um repertório diversificado e sofisticado. Sua música abrange uma gama rica de estilos, desde o erudito até o popular, incluindo canções icônicas que marcaram época, temas de filmes, clássicos internacionais, além de bossa nova e música brasileira.
Casa Fiat de Cultura
A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 70 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.
SERVIÇO
Música na Capela com o Grupo D’Lima
“Viva la Repubblica – Una Serata di Musica Italiana”
4 de junho de 2023, domingo, das 11h às 12h
Espaço sujeito à lotação
Entrada gratuita
d’Lima
Marcos Rocha, cantor
Lívia Itaborahy, cantora
Arnon Oliveira, piano e maestro
Ester Santos, violino
Programa
Ave Maria Franz Schubert
Nella Fantasia Ennio Morricone
La Solitudine Angelo Valsiglio, Pietro Cremonesi e Federico Cavalli
O Sole Mio Eduardo di Capua e Alfredo Mazzucchi
Caruso Lucio Dalla
La Donna e Mobile Giuseppe Verdi
Volare Domenico Modugno e Franco Migliacci
Bella Ciao Autor desconhecido
Come Fa un Onda Lulu Santos, Massimilliano De Tomassi e Nelson Motta
Vivo por ela Gato Panceri e Valerio Zelli
Vieste Ivan Lins e Vitor Martins
Romaria Renato Teixeira
Con te partirò Francesco Sartori
Perfect Ed Sheeran
Nessun Dorma Giacomo Puccini
Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita
Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
Horário de Funcionamento
Terça-feira a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Informações
(31) 3289-8900
casafiatdecultura@stellantis.com
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
YouTube: Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590