Localizada nos jardins da Casa Fiat de Cultura, a Capela de Santana foi construída no final dos anos 1950, por iniciativa da então primeira-dama do Estado, Francisca Tamm Bias Fortes, esposa do Governador José Francisco Bias Fortes, conhecida como Dona Queridinha. A dedicação a Santana como sua padroeira se deve ao fato de que, nos remotos dias do Curral Del Rei, existira nas proximidades da atual Praça da Liberdade uma capela com a mesma invocação, cuja imagem, considerada milagrosa, foi conservada e passou a ser venerada em igreja construída no bairro da Serra, em 1931. Em 26 de julho de 1957, dia de Santana, foi lançada a pedra fundamental da nova capela. A inauguração se deu em dezembro de 1958, com uma grande solenidade.
A Capela de Santana é um exemplar da arquitetura modernista de Belo Horizonte, tombada pelo patrimônio estadual e municipal. Em seu interior há uma escultura de Santana Mestra, do século XVIII, esculpida em madeira, de autor desconhecido. A obra pertenceu a um fazendeiro dos arredores de Belo Horizonte e foi doada à Dona Queridinha para homenagear a santa padroeira da capela. Seu púlpito de bronze homenageia os quatro evangelistas (Marcos, Matheus, Lucas e João), além do mobiliário da década de 1950 e um harmônico original da época.
A Capela de Santana fica situada em uma ampla área verde, com mais de 70 mangueiras centenárias que são preservadas pela Casa Fiat de Cultura.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590