A destruição e os cenários urbanos da Xangai contemporânea, nas lentes brasileiras
Jornalista gaúcha Letícia Lampert apresenta seu livro 拆 [chai]”, no último Foto em Pauta de 2016 na Casa Fiat de Cultura
O último Foto em Pauta na Casa Fiat de Cultura de 2016 recebe a premiada fotógrafa gaúcha Letícia Lampert. No dia 6 de dezembro, terça-feira, às 19h30, ela lança seu livro de imagens “拆 [chai]”, publicado de forma independente com 40 fotografias, a partir de sua residência de seis meses em Xangai, na China. Durante a palestra, Letícia Lampert contará também ao público sua trajetória como fotógrafa e outros projetos realizados desde o início dos anos 2000. A entrada é gratuita, sujeita à lotação (250 lugares).
拆 [chai], que lê-se tchái, é o caractere chinês que remete à demolição e marca as paredes dos prédios e casas que logo deixarão de existir para dar lugar a novos empreendimentos imobiliários – traço da China contemporânea, que tem em Shanghai um dos exemplos mais icônicos. Selecionada, em 2015, pelo Swatch Art Peace Hotel para uma residência de 6 meses na cidade chinesa, Letícia Lampert se inspirou no ideograma para criar seu livro de imagens. A residência proposta pelo programa tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico de Xangai, considerada uma das cidades mais criativas para a arte contemporânea, e, em contrapartida, incentivar a carreira de artistas de todo o mundo.
Durante a estada, Lampert esquadrinhou a cidade, com um olhar poético ao registrar na fotografia a demolição e a destruição dos cenários urbanos de Xangai. Neste tempo, morou no Bund, um dos destinos turísticos mais famosos da cidade, em uma faixa charmosa à beira do Rio Huangpu. Com construções de edifícios e o cais em estilo neoclássico e neovitoriano, a região solidifica a presença estrangeira na cidade, uma área usualmente comercial do início do século passado. Na margem oposta, a imagem dos arranha-céus xangaineses, construídos justamente depois de uma repetição exaustiva de 拆 nas paredes das antigas moradias e fábricas. Este cenário marcado pelas pichações, anuncia que em breve nada restará e que a paisagem muda em velocidade vertiginosa, onde traços da vida privada são deixados para trás. Com o projeto “Arqueologia da Vida Privada”, a fotógrafa a publica seu livro de artista, independente e experimental, com uma pequena tiragem de 200 exemplares numerados e assinados. Alguns exemplares estarão à disposição dos participantes para venda durante a palestra.
Além de contar ao público do Foto em Pauta sobre a experiência, Letícia Lampert irá relatar curiosidades e fatos sobre sua trajetória como fotógrafa. Com formação em Artes Visuais e Design Industrial e mestre em Poéticas Visuais, Letícia Lampert vem desenvolvendo sua produção autoral utilizando a linguagem da fotografia, sobretudo. Já realizou exposições individuais e participou de mostras coletivas no Brasil e no exterior, em países como China, Argentina, Austrália e Itália. Possui obras em acervo em instituições públicas de Porto Alegre, no MAC-RS, no Ministério das Relações Exteriores da Universidade da Amazônia e no The Swatch Art Peace Hotel, na China.
O “Foto em Pauta” tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira e transformar o estado de Minas Gerais em um polo de discussão da fotografia contemporânea. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer o trabalho de grandes fotógrafos, mas também de estabelecer um diálogo presencial com eles. O “Foto em Pauta” é realizado com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Belo Horizonte e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal. Conta com patrocínio da Rede de Saúde Mater Dei, apoio cultural da Casa Fiat de Cultura e Plan B Comunicação Online.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590