Resultado Seleção da Piccola Galleria 2016

Resultado Seleção da Piccola Galleria 2016

Na última semana, a Casa Fiat de Cultura definiu os primeiros artistas que irão expor em sua Piccola Galleria, novo espaço expositivo voltado para mostras de curta duração. Dentre os 40 inscritos, que enviaram projetos de todo o Brasil, Antonio Pinto da Fonseca Junior, Daniel Pinho, Daniel Tavares, Marcus Amaral, Renata Laguardia e Thaieny Dias são os seis selecionados dessa edição, que terá início no dia 20 de setembro e se encerra em 2017, com exposições inéditas de 20 dias de duração, sempre com entrada gratuita.

Para as próximas exposições, o público pode esperar por obras inovadoras e marcantes, que incluem pinturas, fotografias, videoarte e elementos contemporâneos, perpassando por uma diversidade ampla de técnicas e estilos. A comissão avaliadora ficou a cargo dos artistas mineiros Yara Tupynambá, Miguel Gontijo, Fernando Pacheco e Umberto Nigi, que já realizaram exposições na Casa Fiat de Cultura e possuem visões e opiniões distintas sobre a arte. A seleção foi realizada em uma tarde descontraída e informal na Casa Fiat de Cultura, onde os membros da comissão debateram sobre as características de cada projeto e escolheram as seis propostas.

“Como se tratou de um trabalho minucioso, estabelecemos alguns critérios”, explica Yara Tupynambá, uma das artistas que fez a avaliação dos projetos. “Consideramos primordial, por exemplo, que cada artista apresentasse uma unidade no trabalho, ou seja, um pensamento único e conciso em torno do tema. A galeria é pequena, portanto não comporta grandes divagações, o que significa ter um recorte de 14 ou 15 trabalhos de tamanho médio, que representem o conceito do artista. Desta forma, analisamos a capacidade do artista e sua percepção em relação ao espaço oferecido”, completa.

Já o artista ítalo-brasileiro, Umberto Nigi, destaca a riqueza da dinâmica entre os membros da comissão, por sua vez composta por artistas com técnicas muito distintas. “Achei muito interessante participar do processo. O critério de escolha foi muito pessoal já que ali dentro tínhamos quatro artistas diferentes um do outro, cada um expressando sua experiência e senso estético. Somos pessoas com culturas artísticas díspares, que trabalham o abstrato, o figurativo, gravuras, desenhos e tantas outras técnicas, mas tivemos um processo muito objetivo e todos chegaram a um consenso em relação às diferentes opiniões”.

Em um calendário acertado com os seis artistas, a primeira exposição da série de mostras a ser realizada será do artista mineiro Daniel Tavares, que irá apresentar ao público um recorte do seu trabalho “Renascimento Gráfico”, composto por pinturas de grande e pequeno porte, que retratam a visão do artista em relação a esculturas renascentistas. O artista relata que se sente privilegiado em expor no espaço. “É um orgulho ver que dentre tantos projetos, fui um dos selecionados em um processo neutro e imparcial. Saber que artistas deste porte, já consagrados, apreciaram o meu trabalho. Na Casa Fiat de Cultura, terei a oportunidade de apresentá-lo também ao grande público e, quem sabe, abrir outras portas na minha carreira artística”.

O Presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, celebra o sucesso da primeira seleção para a Piccola Galleria.“O pensamento em que se fundamenta a dinâmica da Piccola Galleria é o de privilegiarmos artistas que acreditem em seu trabalho e, por isso, invistam nele”.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590