As exposições

As exposições

Sobre as exposições na Casa Fiat de Cultura

A programação de férias estimula que adultos e crianças vivenciem a arte de forma lúdica e educativa, complementando o conteúdo das exposições em cartaz na Casa Fiat de Cultura. São elas:

Yara Tupynambá – Pintando a Natureza

Uma das artistas plásticas mineiras mais conceituadas da atualidade, Yara Tupynambá completa seis décadas de carreira. Em celebração a tal consagrada e enérgica trajetória, a Casa Fiat de Cultura realiza, até 24 de julho, a exposição inédita “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”, com obras que representam a dedicação da artista às pinturas de paisagens naturais. Com entrada gratuita, o público pode apreciar o mais representativo conjunto de trabalhos da pintora sobre a natureza, além de uma linha do tempo com um panorama de sua vida e de sua obra. Sob curadoria da própria artista, a mostra reúne 48 obras e é dividida em quatro séries significativas, que representam importantes ecossistemas de Minas Gerais: “Vale do Tripuí”, “Rio Doce”, “Serra do Cipó” e “Inhotim”.

Almanaque – Pinturas de Miguel Gontijo

Como forma de promover um paralelo entre velhas e novas mídias a exposição “Almanaque – Pinturas de Miguel Gontijo”, em cartaz também até o dia 24 de julho, é marcada pela visão irônica, nostálgica e expressiva do artista mineiro. Com entrada gratuita, a mostra questiona a superficialidade das informações, a memória, o saber popular e o mundo artificial e caótico em que vive o homem da atualidade. Com curadoria de Robson Soares, a mostra é composta por 66 obras inéditas, pinturas acrílicas sobre tela, finalizadas com óleo, que, juntas representam um novo almanaque.

Ensaios Visuais do Piemonte – 10 Fotógrafos Italianos

A multiplicidade e o cotidiano do Piemonte, na Itália, e as diversas composições retratadas nas lentes dos fotógrafos ganham atenção na exposição “Ensaios Visuais do Piemonte – 10 Fotógrafos Italianos”, aberta ao público na Casa Fiat de Cultura até o dia 28 de agosto, dentro das comemorações do Ano da Itália na América Latina. Com entrada gratuita, a mostra apresenta uma seleção inédita de 34 obras de 10 novos artistas, que retratam desde o dia-a-dia da região às belas paisagens. A exposição inaugura um novo espaço expositivo na Casa Fiat de Cultura, a Piccola Galleria, um pequeno recinto no Hall Principal destinado às artes visuais, ao lado do painel “Civilização Mineira”, de Candido Portinari.

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590