Ateliê Estúdio Aberto de Férias

Ateliê Estúdio Aberto de Férias

Férias é o período propício para divertir-se, usar a criatividade e aproveitar o tempo de maneira diferente. Pensando nisso, a Casa Fiat de Cultura preparou algo especial para asegunda quinzena de julho. Já conhecido pelos visitantes desde que a Casa Fiat passou a integrar o Circuito Liberdade, o Ateliê Estúdio Aberto é um espaço para que as pessoas possam extrapolar o conhecimento presente nas galerias, por meio da livre experimentação das múltiplas linguagens artísticas.

Com o tema Caderno de Artista, o Ateliê abre suas portas para que as famílias e crianças de todas as idades construam seus próprios esboços, a partir das técnicas dos artistas Miguel Gontijo e Yara Tupynambá. O caderno do artista é um recurso usado por desenhistas e pintores com Eugène Delacroix, Van Gogh, Frida Kahlo e Henri Matisse, que serve para testar novos conceitos e esboçar ideias antes de partir para a obra final. Na exposição “Almanaque – Pinturas de Miguel Gontijo”, aberta ao público, na Casa Fiat de Cultura, até 24 de julho, os visitantes têm acesso a dois livros de artista, que exibem, página a página, o entendimento do próprio Miguel sobre o seu “grande almanaque”. Com sobreposições, símbolos, grafias e imagens, os livros mostram o processo criativo do pintor e expõem suas ideias sobre “A construção do mundo” e o “Jornal de Ontem”.

Serão trabalhados com o público os temas da encadernação criativa; os grafismos, com exploração do desenho como princípio do planejamento e da construção criativa; a pintura guache e a aquarela, com estudos e experimentações sobre cores e texturas; e os recortes, colagens e sobreposições. Nessas etapas, as técnicas de pintura e desenho de Yara Tupynambá e de Miguel Gontijo poderão ser exploradas pelo público. Ao final do processo, será feita uma exposição de resultados com os cadernos de artista finalizados.

Segundo a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, “a instituição inaugurou seu ateliê aberto em 2015 e, desde então, o espaço busca incentivar a desinibição para a arte. As pessoas podem despertar seu lado artístico e vivenciar tal experiência de maneira lúdica, livre e muito pessoal”, ressalta, ao lembrar, ainda, que todas ações serão sempre mediadas por um educador capacitado. “O Ateliê funciona da maneira mais livre possível. A ideia é instrumentalizar os participantes, sem limitar ou direcionar seus processos e experiências. O espaço acabou se tornando um lugar onde as pessoas se reúnem para trocar ideias, vivências, técnicas e saberes dos mais variados, levando, consigo, a sementinha de um conceito que, esperamos, se espalhe por outros muitos cantos da cidade”, explica.

Durante todo o mês de julho, o público poderá aproveitar as atividades educativas para apreciar as exposições da Casa Fiat de Cultura com um olhar diferenciado. Além do Ateliê, serão realizadas visitas mediadas, sob agendamento prévio, e visitas temáticas na exposição “Yara Tupynambá – Pintando a Natureza”. Ao abordar os temas “Biografia: Yara – Vida e Obra”; “Meio-ambiente: reservas de Minas”; e “Arte – Pintura e paisagem”, as visitas temáticas conferem perspectiva aprofundada aos conceitos presentes na mostra. Veja a programação:

hg

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590