A Casa Fiat de Cultura dá início ao Ciclo de Palestras da exposição “QuasePoema – Cartas e Outras Escrituras Drummondianas” nesta terça-feira, 25 de novembro, às 19h30, com a palestra “Drummond em Família”. Nela, os laços familiares de Carlos Drummond de Andrade ficam ainda mais em evidência, relacionando as cartas com sua obra literária. Quem faz o público se aprofundar nessas entrelinhas do poeta é a escritora e professora na Faculdade de Letras da UFMG, Silvana Maria Pessôa de Oliveira. A palestra é gratuita e sujeita a lotação do espaço (200 lugares).
Entre setembro de 1947 e abril de 1987, Carlos Drummond de Andrade escreve cerca de 70 cartões e cartas para a sobrinha Flávia (Favita), residente em Belo Horizonte. Tal correspondência está publicada no volume “Querida Favita” (Uberlândia, EDUFF, 2007) e constitui um importante testemunho dos bastidores da produção poética de Carlos Drummond de Andrade, notadamente de “Boitempo”. Silvana Maria Pessôa de Oliveira explica que, nessa troca de cartas, as comidas são assunto frequente. A sobrinha envia ao tio poeta certas iguarias, “itabiranamente evocativas”; em contrapartida, o poeta a ela remete livros autografados, além de gentis e bem-humoradas trovas e versinhos de circunstância. A intenção da palestra é tratar deste complexo entrelaçamento entre escrita e memória afetiva”, completa.
Com o intuito de proporcionar ao público ampla identificação com esse poeta que se tornou um dos brasileiros mais representativos do século XX, a Casa Fiat de Cultura organizou um Ciclo de Palestras com estudiosos sobre sua obra e personalidade. A próxima palestra ocorrerá no dia 2 de dezembro, em que a escritora Letícia Malard conta ao público a relação do poeta com a gastronomia, na palestra “À mesa com Drummond”. O escritor Roberto Said apresenta, no dia 10 de dezembro, a juventude do escritor na capital mineira e como ela influenciou sua escrita, na conferência “O jovem Drummond em Belo Horizonte”. Todas as palestras são gratuitas e realizadas sempre às 19h30.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590