O compositor austríaco Franz Joseph Haydn é considerado o pai da sinfonia. Foi o primeiro nome do classicismo vienense, seguido por Mozart e Beethoven. Seu trabalho, que compreende sinfonias, óperas, aberturas, cantatas e oratórios, o destacou como uma das mais importantes figuras da música instrumental. Entre as mais famosas obras de Haydn estão “Sinfonias de Solomon” e os oratórios “A Criação” e “As Estações”.
Ernő Dohnányi, compositor, pianista e maestro húngaro do final do século XVIII e início do século XIX, é reconhecido principalmente por seu trabalho “Variationen über ein Kinderlied”, Variações sobre uma canção de ninar, para piano e orquestra. É autor de duas sinfonias, dois concertos para violino e dois para piano, além de três quartetos de cordas e várias peças para piano. Também foi regente da Filarmônica de Budapeste. A música de Dohnányi também teve fortes influências do compositor alemão Johannes Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX.
Aleksandr Borodin foi um compositor e químico russo de origem georgiana do século XIX. Participou do “Grupo dos Cinco” ao lado de Mily Balakirev, César Cui, Modest Mussordsky e Nikolai Rimsky-Korsakov. Sua obra mais conhecida é a ópera “Príncipe Igor”, com um prólogo e quatro atos. Borodin também é conhecido pela “Sinfonia nº2 em si menor”, considerada uma das mais belas composições da música, além do “Quarteto para cordas nº1 em lá maior”.
Filho de italianos, Astor Piazolla nasceu em Mar Del Plata na Argentina. Atualmente é considerado o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX. Aos 8 anos ganhou seu primeiro bandoneón e aos 9 começou estudar música clássica. Entre suas composições destacam-se: “Adiós Nonino”, “Libertango”, “Fuga y mistério”, “Decarísimo”, “Milonga del ángel”,” La muerte del ángel”, “Balada para un loco”, “Oblivion”, “Buenos Aires hora cero”. A música de Astor Piazzolla incorporou ao tango tradicional recursos da música clássica e do jazz, um resultado extremamente inovador e que revolucionou os conceitos desse ritmo portenho.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590