CASA FIAT DE CULTURA APRESENTA HISTÓRIAS MARCANTES DO DESIGN ITALIANO
Palestra da jornalista e especialista Chiara Alessi levará o público a uma viagem pelo design italiano em dez histórias, integrando a programação do Italian Design Day em BH
O Italian Design Day será marcado com a palestra “Uma viagem pelo design Italiano em dez histórias”, no dia 20 de março de 2019, numa realização da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália em Belo Horizonte. A especialista em design e jornalista Chiara Alessi irá abordar desde o nascimento da famosa cafeteira Moka Bialetti, a outros ícones do Made in Italy. Imagens de arquivo, vídeos e histórias pessoais serão os ingredientes desta conferência que mostrará ao público como o design italiano é, em primeiro lugar, um grande romance, repleto de personagens, lugares e atmosferas, que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo. O evento é gratuito, com tradução simultânea, e será realizado das 19h30 às 21h. Espaço sujeito à lotação (200 lugares).
O tema será apresentado a partir de dez histórias, entre elas a da cafeteira Moka Bialetti, criada por Alfonso Bialetti, em 1933, e que levou a uma mudança radical nos hábitos de consumo de café em casa. Outra história presente na palestra é a da exposição New domestic landscape, “A nova paisagem urbana”, exibida em 1972 no MoMA em Nova York, que mostra uma série de ambientes projetados que se referem às mudanças de padrões de estilo de vida: relações sociais familiares, noções de privacidade e territorialidade.
Também serão abordados a criação do icônico espremedor de frutas juicy salif starck, criado pelo famoso designer Philippe Starck, em 1990, para a empresa italiana Alessi, e o Manuale di autoprogettazione, de Enzo Mari, um projeto “faça você mesmo”, a partir da disponibilização de desenhos e instruções para a montagem de móveis, entre outros. Segundo Chiara Alessi, os casos selecionados representam paradigmas relacionados à política, geografia, economia, comunicação, sociedade, entre outros. “A escolha dos temas foi pensada a partir da possibilidade de usar vários materiais, vídeo e fotos de álbuns de família, e de explorar as diferentes décadas da história do design italiano, de 1930 até os dias de hoje”, explica a especialista.
Nos anos 50, a Itália se tornou a líder mundial em design. Os especialistas italianos começaram a usar novos materiais, como plástico, acrílicos e borracha, atribuindo uma variedade estética maior aos produtos. Com formas orgânicas, era possível aliar funcionalidade e beleza, além de transformar os objetos em acessórios de moda e símbolos da modernidade. Tais criações influenciaram época e continuam a inspirar diversos profissionais ainda hoje. Mais do que uma história única e unívoca, o design italiano é filho e pai de muitas histórias diferentes que, ao longo de um século, entrecruzaram as ciências sociais e econômicas, a cultura, a política, a tecnologia e a comunicação.
A palestra “Uma viagem pelo design Italiano em dez histórias” é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura e do Consulado da Itália no Brasil, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Fiat Chrysler Finanças e Banco Safra. A exposição conta com apoio institucional do Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590