Música na Capela – Coral Sesiminas

Música na Capela – Coral Sesiminas

CORAL SESIMINAS SE APRESENTA NA CASA FIAT DE CULTURA

Um dos corais mais tradicionais de BH abre temporada do programa Música na Capela com repertório erudito, popular e folclórico

 

No dia 25 de março, a Casa Fiat de Cultura abre a nova temporada do programa Música na Capela convidando o Coral Sesiminas para uma apresentação em seus jardins, dentro da charmosa Capela de Santana, construída no final dos anos 1950 em estilo modernista. Pela primeira vez no Música na Capela, o maestro Felipe Magalhães traz um repertório com composições eruditas, populares e folclóricas, nacionais e estrangeiras. A apresentação será realizada das 11h às 12h e a entrada é gratuita, com espaço sujeito à lotação (80 lugares).

A primeira parte do programa é formada por músicas eruditas dos séculos XVII ao XX. O coral inicia a apresentação com a obra sacra Domine Jesu, de Manoel Dias de Oliveira, compositor mineiro do período colonial, e passa por outras composições clássicas, como as dos alemães Johannes Brahms, Der Englische Gruss, e Johann Sebastian Bach, Ária da Suíte nº 3.

A apresentação segue com músicas populares e folclóricas. O público poderá apreciar o trabalho de grandes compositores brasileiros, como Villa Lobos, O Trenzinho do Caipira, Chico Buarque, Minha Canção, e Milton Nascimento, Canção da América. Do folclore brasileiro será interpretada Coco Peneruê, e, do estrangeiro, serão apresentadas Nigum, de Israel, e Merica, Merica, da Itália. Também será interpretada uma importante composição do estilo Negro Spiritual de caráter religioso, que foi herdado dos escravos nos EUA: Climbin’ up the mountain.

Desde 2015, o Música na Capela busca ampliar a formação musical do público oferecendo apresentações de experientes corais e grupos de câmara, com repertório diversificado e acesso gratuito. O programa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Casa Fiat de Cultura, com patrocínio de Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Banco Fidis, Fiat Chrysler Finanças, Fiat Chrysler Participações e Banco Safra, e tem o apoio do Sesiminas, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

 

 

Casa Fiat de Cultura

Há 12 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, algumas das mais relevantes e prestigiadas exposições já realizadas no Brasil. Foram mais de 40 exposições de consagrados artistas brasileiros e internacionais, além de mostras de artistas que despontam na cena contemporânea.

Sua contribuição à renovação da produção artística e à formação de público se estende por meio de uma programação diversificada de música, palestrase de um Programa Educativo que propõe conceitos e reflexões no diálogo com o público em visitas mediadas e nas práticas promovidas no Ateliê Aberto, um espaço de experimentação artística livre.

A Casa Fiat de Cultura integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Em sua sede no histórico edifício do Palácio dos Despachos apresenta, em caráter permanente, o simbólico painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 350 mil participaram de suas atividades educativas.

 

Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta

TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.

Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590