Sobre Ana Amélia Diniz Camargos
“Minha vida foi uma colcha de retalhos”, brinca Ana Amélia, que teve uma infância muito feliz, “na beiradinha do rio” Paraúna, em Presidente Juscelino (MG), onde nasceu, em 1929. Ela experimentou todos os elementos típicos de uma infância do interior mineiro, como nadar no rio, pegar água no rio e lenha na mata, comer goiaba e manga no pé. Quando morava em Curvelo, no colégio interno, sonhava em sair, seja com os ciganos ou com o rio. Sabia que o rio saía de lá e encontrava com o mar. E sempre foi apaixonada pelas artes. Teve 7 filhos durante o casamento e mudou-se para Belo Horizonte em 1950. Encantou-se com os prédios e a luminosidade da cidade.
Com seus filhos já criados, entrou na Escola Guignard. Teve como mestres Amilcar de Castro, Solange Botelho, Sara Ávila, Eymard Brandão e Lisete Meinberg. Mas se percebeu artista quando teve um desenho seu selecionado para capa do Suplemento Literário. Fez curso de cerâmica com Peter Soldner, em New Jersey (USA) e atuou como professora de pintura e cerâmica, desenvolvendo atividades como voluntária junto a comunidades carentes. Também foi professora de escolas da periferia de BH, bem como da Escola Guignard. Para Ana Amélia, “ensinar arte na periferia é mais preparar para a vida do que para a arte”. Além disso, teve um ateliê coletivo com Eliana Rangel, Fátima Pena, José Altino e Pedro Augusto.
Em sua trajetória, Ana Amélia realizou diversas exposições individuais e coletivas em todo o Brasil, e foi vencedora de vários prêmios, entre eles o do XII Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte, no Museu da Pampulha (1980), e o do Salão Nello Nuno, em Viçosa (1978).
Praça da Liberdade, nº10, Funcionários | CEP: 30140-010 | Belo Horizonte/MG - Brasil
Tel: +55 (31) 3289-8900
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Visitas agendadas sob consulta
TODA PROGRAMAÇÃO DA CASA FIAT DE CULTURA É GRATUITA
Atendimento acessível sob demanda, mediante disponibilidade da equipe.
Plano Anual Casa Fiat de Cultura
2024 – PRONAC 234590